Eleições 2024 em Criciúma: quem vai mediar o debate da NDTV Record

O jornalista e apresentador do Balanço Geral, João Paulo Messer, é quem vai mediar o debate da NDTV Record com os candidatos à Prefeitura de Criciúma. O encontro será realizado na noite de sábado (28).

João Paulo Messer é quem vai mediar o debate da NDTV Record

João Paulo Messer, apresentador do Balanço Geral, é quem vai mediar o debate da NDTV Record – Foto: Reprodução/ND

João Paulo Messer é quem vai mediar o debate da NDTV Record

“O debate, principalmente nesta reta final, é um mecanismo que pode e contribui, com certeza, na decisão do voto. Ele mostra o tempo de resposta, o raciocínio rápido e a própria confiança que o candidato tem nas suas propostas”, afirmou o mediador do debate ao ND Mais.

Todos os seis candidatos na disputa pela Prefeitura de Criciúma foram convidados para participar do debate. São eles: Arlindo Rocha (PT), Jorge Godinho (Solidariedade), José Paulo Ferrarezi (MDB), Júlio Kaminski (Progressistas), Ricardo Guidi (PL) e Vagner Espíndola (PSD).

Qual o formato do debate da NDTV Record com os candidatos a prefeito de Criciúma?

O formato do debate da NDTV Record foi desenvolvido para garantir que a discussão seja focada nas propostas. Para isso, os candidatos têm acesso previamente aos Desafios das Cidades, temas elencados pelo Grupo ND como prioridades na gestão municipal.

Candidatos a prefeito de Criciúma lado a lado no estúdio da NDTV Record

Os seis candidatos a prefeito de Criciúma foram convidados para o debate da NDTV Record – Foto: Pedro de Jesus/NDTV Criciúma

No modelo, os candidatos se dirigem ao centro do estúdio para expor suas ideias sobre os temas propostos, a fim de garantir embates dinâmicos.

Outra novidade no formato é a figura do mediador ativo, que avisa caso tenham se passado 30 segundos do tempo sem o candidato entrar no tema proposto para o debate.

Quais são as regras?

O debate será dividido em três blocos, com dois intervalos de aproximadamente três minutos. A apresentação e a mediação serão do jornalista da NDTV Record Criciúma, João Paulo Messer.

Primeiro bloco

O primeiro bloco terá três séries de debate entre duplas sobre temas pré-estabelecidos. A dinâmica dos blocos funcionará da seguinte forma:

  • Será realizado o sorteio dos dois nomes da primeira dupla. O primeiro nome sorteado será de quem primeiro comentará o tema;
  • Na sequência, será sorteado o tema a ser debatido;
  • Os dois candidatos terão seis minutos para debater o tema, o que representa três minutos para cada um, divididos da seguinte forma:
  1. Candidato A = 1 minuto e 30 segundos;
  2. Candidato B = 1 minuto e 30 segundos;
  3. Candidato A = 1 minuto e 30 segundos;
  4. Candidato B = 1 minuto e 30 segundos.
  • Caso passem 30 segundos do tempo da resposta e o candidato não entrar no tema em debate, isso será sinalizado por meio da participação ativa do mediador;
  • Após o debate da primeira dupla, o apresentador sorteará a dupla seguinte. Os nomes já sorteados anteriormente ficam de fora para que nomes sorteados não se repitam no primeiro bloco, assim como os temas;
  • Os temas sorteados ao vivo são escolhidos com base no seguinte critério: assuntos considerados prioritários pelo Grupo ND definidos dentro da agenda de temas Os Desafios da Cidade.

Segundo bloco

O segundo bloco terá a dinâmica de seis séries de duplas, de forma semelhante ao primeiro. No sorteio dos temas, serão excluídos os três temas debatidos no primeiro bloco.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, serão três séries de duplas com tema livre.

Ao fim da última série de debate de temas, os candidatos permanecem em seus lugares e serão chamados para as considerações finais, em que terão dois minutos cada para falar pela ordem que estão posicionados no estúdio da esquerda para a direita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.