Maioria dos pacientes espera por até 30 dias para iniciar tratamento contra câncer em Sorocaba; saiba como ser atendido pelo SUS


Atualmente, 90 moradores de Sorocaba aguardam encaminhamento para uma unidade referência no tratamento contra o câncer. Região de Sorocaba tem 90 pessoas na fila para consulta de oncologia
Na rede pública de saúde de Sorocaba (SP), a maioria dos pacientes diagnosticados com câncer espera por até 30 dias para iniciar o tratamento contra a doença, mostram dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A região conta com três hospitais especializados em neoplasias: Hospital do Câncer Divina Misericórdia de Sorocaba (HCM), Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), também de Sorocaba, e o Ambulatório Médico Especial (AME), em Itapetininga (SP).
O tratamento começa em uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O paciente, ao qualquer suspeita da doença, é encaminhado para a policlínica, onde passará por exames e, se preciso, encaminhado para um hospital especializado.
Todo o processo é feito por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), do governo do estado. Atualmente, 90 pessoas aguardam encaminhamento para uma unidade referência no tratamento contra o câncer.
Região de Sorocaba tem três hospitais especializados no tratamento contra o câncer
TV TEM/Reprodução
Referência no atendimento
O Hospital do Câncer Divina Misericórdia atende pacientes de 48 cidades da região. Em média, 230 pacientes são atendidos por dia na unidade.
Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugurou a nova ala de oncologia na Santa Casa de Sorocaba (SP). O investimento custou R$ 5,8 milhões.
A expansão, que teve início no ano passado, conta com 31 novos leitos para o atendimento médico, juntamente de 18 já instalados anteriormente.
Hospital de tratamento contra o câncer em Sorocaba é referência para 48 municípios de SP
TV TEM/Reprodução
Com a inauguração, o hospital pretende aumentar a assistência de média e alta complexidade em toda a região de Sorocaba.
Em média, são atendidos 1.900 pacientes oncológicos na unidade, sendo 190 deles em quimioterapia, 450 em hormonioterapia e aproximadamente 600 pacientes em acompanhamento clínico pós-tratamento.
Segundo o hospital, foram realizadas 853 cirurgias em 2023. Naquele ano, 788 radioterapias e mais de 13 mil sessões de quimioterapia foram feitas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.