Veja as 10 cidades do Brasil eleitas como as mais ‘feias’, segundo a Inteligência Artificial

O ranking das cidades mais bonitas do Brasil é sempre disputada por moradores orgulhosos e procurada por turistas empolgados. As mais feias, no entanto, é pouco debatida.

Macaé, no RJ, eleita uma das cidades mais feias

Macaé, no RJ, foi eleita uma das cidades mais feias – Foto: Reprodução/ND

Pensando nisso, a reportagem perguntou ao ChatGPT, programa de inteligência artificial, quais eram as cidades mais desprovidas de beleza no país e ele listou 10.

Apesar disso, o Chat destacou que a ideia de “cidades mais feias” é subjetiva e depende de preferências e gostos pessoais.

Para escolher entre o vasto número de municípios no Brasil, o programa usou critérios de infraestrutura deficiente, problemas de urbanismo ou planejamento visual desorganizado.

As informações foram coletadas de fóruns, mídias sociais ou sites que compilam opiniões de turistas e moradores.

Antes da lista, também vale ressaltar que muitas cidades consideradas “feias” também têm aspectos culturais, históricos e sociais importantes.

As 10 cidades mais feias do Brasil, segundo a IA

1. Cubatão (SP)

Cubatão -SP

Cubatão -SP – Foto: Reprodução/ND

Conhecida como um dos maiores polos industriais do Brasil, Cubatão ganhou fama por seus altos índices de poluição nas décadas de 1970 e 1980, a ponto de ser chamada de “Vale da Morte” por causa dos impactos ambientais e à saúde.

Contudo, nas últimas décadas, a cidade investiu em recuperação ambiental, com programas de despoluição que resultaram em uma melhora significativa na qualidade do ar.

Ainda assim, a paisagem industrial dominada por fábricas e a falta de áreas verdes fazem com que muitas pessoas ainda a considerem “feia”.

2. Itaboraí (RJ)

Itaboraí - RJ

Itaboraí – RJ – Foto: Reprodução/ND

Itaboraí viu um crescimento desordenado com a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). A situação piorou com a paralisação das obras, quando a cidade sofreu com a falta de infraestrutura e problemas econômicos.

3. Volta Redonda (RJ)

Volta Redonda - RJ

Volta Redonda – RJ – Foto: Reprodução/ND

Um centro industrial dominado pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica da América Latina.

A fábrica impacta diretamente a paisagem da cidade, que é muitas vezes associada à poluição e ao visual industrial.

A infraestrutura urbana é funcional, mas carece de atrativos turísticos ou áreas de lazer, o que contribui para a percepção de uma cidade cinza e sem charme visual.

4. São João da Barra (RJ)

São João da Barra - RJ

São João da Barra – RJ – Foto: Reprodução/ND

A cidade passou por um rápido crescimento por conta da construção do Porto do Açu, um dos maiores complexos portuários do Brasil.

Contudo, esse desenvolvimento foi marcado por problemas de planejamento urbano.

A estrutura industrial domina a paisagem, e a cidade enfrenta desafios com a adequação de sua infraestrutura para suportar o crescimento populacional.

5. Duque de Caxias (RJ)

Duque de Caxias - RJ

Duque de Caxias – RJ – Foto: Reprodução/ND

Parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma cidade que se expandiu rapidamente sem um planejamento urbano adequado. É conhecida por seus problemas de trânsito, poluição e falta de áreas verdes.

Além disso, a proximidade com o polo petroquímico de Campos Elíseos e o histórico de ocupação irregular colaboram para uma aparência desordenada e industrializada.

6. Teresina (PI)

Teresina - PI

Teresina – PI – Foto: Reprodução/ND

É a capital do Piauí e sofre com temperaturas extremamente altas durante boa parte do ano. Apesar de ser uma cidade bem planejada em termos de ruas e avenidas largas, o clima quente e a falta de arborização contribuem para a percepção de uma cidade menos atraente.

Desta forma, a falta de áreas verdes adequadas e o clima seco afetam a qualidade de vida, influenciando a percepção estética.

7. Anápolis (GO)

Anápolis - GO

Anápolis – GO – Foto: Reprodução/ND

Um importante centro industrial no estado de Goiás, Anápolis concentra atividades logísticas e de transporte. Seu crescimento como polo industrial impactou negativamente a estética da cidade.

Como muitas cidades industriais, Anápolis carece de atrativos visuais e tem uma paisagem marcada pela construção de fábricas e armazéns.

8. Macaé (RJ)

Macaé - RJ

Macaé – RJ – Foto: Reprodução/ND

Conhecida como a “Capital do Petróleo”, Macaé teve um rápido crescimento populacional e urbano devido à exploração de petróleo na região.

Esse desenvolvimento, no entanto, não foi acompanhado por melhorias significativas na infraestrutura urbana e a população sofre com problemas de saneamento, trânsito caótico e falta de planejamento.

9. Paulínia (SP)

Paulínia - SP

Paulínia – SP – Foto: Reprodução/ND

Uma cidade com forte presença industrial, especialmente nas áreas de refino de petróleo e petroquímica.

Embora rica em termos de produção econômica, Paulínia é frequentemente criticada por sua falta de planejamento urbano e atrações visuais.

10. Santa Cruz do Sul (RS)

Santa Cruz do Sul - RS

Santa Cruz do Sul – RS – Foto: Reprodução/ND

A cidade é um dos maiores centros de produção de tabaco no Brasil, o que influencia diretamente a sua economia e urbanização. O visual de campos de tabaco e fábricas predomina.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.