Mais de 38 mil cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva em Rio Branco até o final do ano


Ao todo, 18 mil animais já se vacinaram na capital acreana, sendo mais de 9 mil da zona rural. Campanha segue até o final do ano e tem como principal estratégia a busca ativa dos agentes de zoonoses. Vacinação Antirrábica: Rio Branco espera vacinar mais de 38 mil cães e gatos até dezembro
.
Mais de 38 mil cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva até o final do ano. Essa é a expectativa de Centro de Controle de Zoonoses de Rio Branco. Nesse sábado (20), os moradores do Conjunto Universitário receberam a visita das equipes de vacinação.
Cerca de 18 mil animais já foram vacinados este ano. Destes, 9 mil são da zona rural de Rio Branco, onde a ação tem sido intensificada.
“Todo ano fazemos essa campanha, que é muito importante, único meio de prevenir e evitar essa doença tão cruel e que não tem cura. É muito importante receber nossa equipe, fazemos esse apelo: receba nossa equipe em sua casa porque vão vacinar seu cão e gato. Não tem problema de quantidade, todos vão ser vacinados”, explicou o gerente do Centro de Zoonoses de Rio Branco, Hebert de Oliveira.
Animais receberam vacina em casa nesse sábado (20) no Conjunto Universitário
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O gerente destaca que a busca ativa é apenas uma das estratégias para alcançar a meta de vacinação dos animais. Caso tenha perdido a visita das equipes, o morador pode levar o animal no Centro de Controle de Zoonoses que fica aberto das 7h às 17h e está localizado na Rodovia AC-040, bairro Vila Acre.
“Pode levar seu PET para ser vacinado lá. Inclusive, as pessoas que não estavam em casa na hora que a vacinação passou, não tem problema, pode levar para ser vacinado”, orientou.
Atendimento em casa
O amor e o carinho da professora Breina Nascimento por suas duas cachorras e uma gata também é representado dessa forma: no cuidado e atenção com a saúde deles. Todos os anos, é sagrado que eles recebam a vacina contra a raiva.
Em 2023, ela levou os animais para tomarem a vacina em um supermercado da capital. Este ano, celebrou poder receber as equipes de imunização em casa.
Expectativa é imunizar mais de 38 mil animais até o final do ano em Rio Branco
Reprodução/Rede Amazônica Acre
“Esse ano foi bem melhor porque foi de casa em casa. É muito importante você vacinar seu animal, cuidar da saúde dele. A saúde dele faz parte da saúde pública porque zoonoses faz parte, então, precisamos cuidar da saúde deles”, disse.
O lavador de carro Mário Marcelo de Araújo adotou uma cachorra, que batizou de xuxa, há quatro anos. Nesse sábado, largou o trabalho e correu para vacinar a amiga de estimação quando os agentes chegaram no bairro.
“O negócio é cuidar dos animais porque são iguais os seres humanos. O animal que traz alegrias para gente, fica todo tempo do nosso lado dando carinho. Tem que cuidar dos animais para os bichinhos não viverem sofrendo, quando estamos doentes não sofremos? É bom cuidar dos animais”, contou.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.