Prévia da inflação recua em setembro e na comparação anual

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quarta-feira (25), apresentou uma desaceleração em relação a agosto, que teve uma taxa de 0,19%. Esse resultado ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, que projetava 0,28%.

Os dados foram fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, com os resultados de setembro, o índice acumulou uma alta de 4,12% nos últimos 12 meses, inferior ao patamar de 4,35% registrado anteriormente.

No acumulado do ano, o IPCA-15 apresenta uma alta de 3,15%. Dentre os nove grupos de produtos e serviços analisados, sete apresentaram aumento em setembro.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A maior variação e impacto positivo vieram do grupo de Habitação, com uma alta de 0,50% e contribuição de 0,08 pontos percentuais. O grupo de Alimentação e Bebidas, que tem o maior peso no índice, também registrou aumento (0,05% e 0,01 p.p.) após dois meses de queda.

As demais variações oscilaram entre uma diminuição de 0,08% em Transportes e um aumento de 0,32% em Saúde e Cuidados Pessoais.

Sete regiões analisadas também mostraram alta em setembro, sendo Salvador a que apresentou a maior variação (0,35%), impulsionada pelo aumento da gasolina (2,17%) e do gás de botijão (3,04%). Em contrapartida, Recife teve o menor resultado, com uma queda de 0,37%, devido à diminuição nos preços da gasolina (-4,51%) e da cebola (-31,80%).

Via Agência Brasil, editado por Redação

Leia mais

Últimos dias de inscrições para o desfile da 37ª edição da Fenarreco

São Paulo e Botafogo jogam por vaga na semifinal da Libertadores

MEI tem até 30 de setembro pra cadastrar Domicílio Judicial Eletrônico

O post Prévia da inflação recua em setembro e na comparação anual apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.