Do interior de SP para Hollywood: quem é a brasileira que presta serviços de áudio para grandes estúdios de cinema e já ganhou um Emmy


Nascida em Rio Preto (SP), Katiene Norton tem uma empresa de mixagem e gravação de som em Los Angeles. Em 2023, ela ganhou um Emmy com a série ‘Downey’s Dream Car’, que exibe a coleção de carros antigos de Robert Downey Jr. Rio-pretense é engenheira de áudio e, atualmente, tem a própria empresa, que presta serviços relacionados a mixagem e gravação
Katiene Norton/Arquivo pessoal
Tal qual a da protagonista de um filme ou série, a história de Katiene Norton, de 42 anos, é cheia de altos e baixos. Nascida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a brasileira é destaque na área de gravação e mixagem de som em Hollywood, já ganhou um Emmy e, ainda por cima, coleciona trabalhos com estrelas como Robert Downey Jr. e Shaquille O’Neal.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A relação de Katiene com o cinema e a televisão teve início quando ela ainda era pequena e sonhava em ser atriz. Aos 17 anos, a rio-pretense se mudou para São Paulo (SP) para fazer parte da primeira geração da Escola de Atores Wolf Maya, pela qual passaram artistas como Paolla Oliveira, Malvino Salvador e Marjorie Estiano (que, inclusive, estava na mesma turma que Katiene).
Após trabalhar um tempo com rádio, Katiene teve a oportunidade de cursar uma faculdade de rádio e televisão, momento em que decidiu migrar para a área da TV como estagiária. Depois de se formar, ela fez um mestrado em produção executiva internacional na Universidade da Coruña, na Espanha.
Katiene durante uma das produções da qual participou
Katiene Norton/Arquivo pessoal
Em seguida, por meio de um intercâmbio para trabalhar em um acampamento de verão com crianças em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Katiene conseguiu se matricular na escola de cinema New York Film Academy, na Universal Studios, em Hollywood.
Foi durante esse período que a brasileira conheceu o marido, Joshua Norton, e começou a trabalhar no departamento de áudio do estúdio, em 2010, como assistente de produção. O engenheiro de áudio enxergou o potencial que havia nela e, por conta da amizade que os dois criaram, resolveu treiná-la para trabalhar com ele.
Quando ele se aposentou, Katiene investiu o dinheiro que tinha e comprou o equipamento de gravação e mixagem de áudio necessário para abrir a própria empresa e prestar esse tipo de serviço. Desde então, são 14 anos de experiência trabalhando como engenheira de som em Hollywood.
Reconhecimento e primeiro Emmy
Katiene Norton, rio-pretense que ganhou um Emmy em 2023
Katiene Norton/Arquivo pessoal
Ao g1, Katiene explica que o trabalho de mixagem é muito importante em um filme, apesar de não ser muito reconhecido.
“Você pode ter um show com pouca qualidade em vídeo e as pessoas ainda assistem, mas, se o vídeo estiver bom e o áudio ruim, ninguém vai ver”, reforça a engenheira.
Saiba como é a rotina da engenheira de som brasileira que trabalha em Hollywood
O trabalho dela se baseia em verificar a quantidade de microfones, colocá-los em uma boa frequência e preparar as câmeras para receberem o áudio para os diretores e a produção acompanharem as gravações.
A empresa de Katiene presta serviço para grande produções. Em um dos projetos, inclusive, a brasileira conquistou o Emmy de Outstanding Lifestyle Program, em 2023. A cerimônia foi realizada em Los Angeles, no hotel The Westin.
Cerimônia foi realizada em Los Angeles, no hotel The Westin
Katiene Norton/Arquivo pessoal
Katiene e o marido, Joshua, no dia da premiação do Emmy 2023
Katiene Norton/Arquivo pessoal
Trata-se do programa “Downey’s Dream Car”, um reality show sobre a coleção de carros antigos de Robert Downey Jr. (conhecido por ser o intérprete do Homem de Ferro). “Nesse programa, a equipe viaja para vários estados procurando mecânicos para restaurar os carros para ser sustentável”, explica a profissional.
“Foi uma honra. É incrível ganhar como melhor show em geral, pois significa que todos os departamentos fizeram um ótimo trabalho no produto final”, continua.
Além disso, Katiene e o marido foram indicados ao prêmio na categoria Outstanding Sound Mixing and Sound Editing.
Gravação da série ‘Downey’s Dream Car’, um reality show sobre a coleção de carros antigos de Robert Downey Jr.
Katiene Norton/Arquivo pessoal
‘Sempre provei meu valor’
Apesar desta e de outras conquistas, Katiene lembra que foi difícil ganhar espaço na profissão sendo brasileira e mulher.
“No começo, desconfiavam do meu sotaque e por ser mulher. Só que, depois de algumas horas, já percebiam que eu sabia o que estava fazendo. Nunca deixei a desconfiança me assustar, sempre levantei a cabeça e provei meu valor”, reforça.
Quando ainda era assistente de áudio em Hollywood, Katiene também participou do movimento #Metoo, que fez com que os estúdios começassem a procurar mais mulheres profissionais para departamentos variados da indústria do cinema e da televisão.
Contato com famosos
Katiene já trabalhou com nomes como Kevin Bacon e Shaquille O’Neal
Katiene Norton/Arquivo pessoal
A cada projeto para o qual a empresa é contratada, Katiene tem a chance de conhecer grandes nomes do cinema, como o próprio Robert Downey Jr.
O ator, inclusive, já gravou um vídeo para o filho dela, Michael, de 11 anos, após Joshua contar a ele, enquanto colocava o microfone no artista, que o menino estava chateado com a morte do Homem de Ferro em “Vingadores: Ultimato”.
No vídeo, Robert diz que o personagem está vivo e que futuramente vai recrutá-lo (assista abaixo).
Robert Downey Jr. gravou vídeo para filho de engenheira de som brasileira
Além de Robert, a engenheira de som já trabalhou com nomes como Shaquille O’Neal, jogador de basquete aposentado; Kevin Bacon, ator que ficou famoso pelo filme “Footlose”, de 1984; e a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez.
Atualmente, Katiene mora em Las Vegas com o marido e os dois filhos, Michael e Gabriel. Mas confessa que ama o Brasil e que sempre viaja ao país de origem para visitar o pai, que ainda mora em Rio Preto.
“Amamos o Brasil. Tenho uma casa em Rio Preto e uma fazenda em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul”, conta.
Nos EUA, a meta profissional da engenheira é, futuramente, aumentar a equipe de áudio e gerenciar projetos como supervisora.
Katiene Norton, seu marido e os dois filhos moram atualmente em Las Vegas
Katiene Norton/Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.