‘Moço do guarda-chuva amarelo’ vira sucesso nas redes sociais ao recriar cenas de Dorama em Curitiba


Heron Hayshi, é criador de conteúdo desde 2018, mas conquistou as redes sociais em 2023 ao interpretar cenas de dramas coreanos nas ruas da capital. ‘Moço do guarda-chuva amarelo’ vira sucesso nas redes sociais ao recriar cenas de Dorama e
E se enquanto você caminha pela rua, alguém gentilmente abrisse um guarda-chuva amarelo para você, como nas cenas dos Doramas? O influenciador digital Heron Hayashi, 28 anos, conquistou as redes sociais ao recriar momentos como esse na Rua XV, no Centro de Curitiba, e as reações são diversas – assista ao vídeo acima.
Conhecido nas redes como o “Moço do guarda-chuva da Rua XV”, Heron investe em vídeos curtos nas redes sociais, combinando humor e Dorama, que segundo a ABL, a Academia Brasileira de Letras, são obras audiovisuais de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A repercussão é tamanha que em um dos vídeos, o influenciador alcançou no TikTok a marca de 35,9 milhões de visualizações.
“No começo de 2023, eu acabei pegando conjuntivite e fiquei afastado em casa e com isso pensei: vou gravar uns vídeos. Comecei a colocar em prática os sketchup, que são os vídeos roteirizados. Eu senti que teve uma boa aceitação”, explica.
Contudo, o responsável pelo sucesso de Heron foi o guarda-chuva amarelo. Na ação, ele abre o objeto em uma cena que remete a dos dramas coreanos.
Do susto a expressões de encanto
Sustos, caretas e risadas são algumas das reações que se destacam nos vídeos, assim que Heron abre o guarda-chuva. Entre essas várias expressões, o susto é a primeira delas. Porém, logo o sorriso e a feição de encanto espantam o susto.
No calor do momento, Heron não percebe essas reações e expressões, mas ao editar os vídeos consegue identificar as diversas emoções presentes.
“Algumas reações são genuínas, existe a tensão de saber como que a outra pessoa vai reagir. Então, é muito louco pensar que tem ideias que funcionam muito, sabe? Depende muito da execução que você faz, então desde o momento que a ideia do guarda-chuva deu certo eu entendi que não existe ideia ruim”, explica.
PM adere ao finger hearts 🫰
Em Curitiba, jovem viralizou com cenas de Doramas nas ruas, em uma delas PM adere ao finger tips.
Redes Sociais
Heron destaca um vídeo recente, em que um policial para ao lado dele e faz o sinal de “finger hearts”, ao juntar as pontas do polegar com o dedo indicador em formato de coração, que viralizou graças à influência do k-pop (manifestação cultural coreana).
“Do nada, ele apareceu e fala comigo, eu olhei e ele mandou o coração assim, sabe? Então, foi um momento que eu pensei: Nossa que doideira, né? Até onde o conteúdo chegou, sabe? E como está forte o mundo dos Doramas”, ressalta.
Leia também
Veja: Vídeo mostra suspeito de desaparecimento de adolescente grávida no Paraná em farmácia, e testemunha diz que ele pediu abortivo
Dia do Amigo: Amigos fazem pacto no Paraná e dão nome um do outro aos filhos: ‘Quando se encontram os quatro dá uma confusão’
Júri popular: Acusado de matar e decapitar mulher e adolescente que se negaram a fazer sexo com ele no Paraná é condenado a mais de 70 anos de prisão
Como tudo começou
Influenciador se inspira em Doramas para vídeos no TikTok com milhões visualizações
O interesse por conteúdos de Doramas começou com a avó, uma ávida consumidora que colecionava diversos DVDs de dramas japoneses.
Com o tempo ele conheceu as produções coreanas e encontrou um novo hobby. Foi, então, em 2020 que ele decidiu transformar essa paixão em produção de conteúdo.
Segundo Heron, antes do conteúdo com o guarda-chuva, ele investiu em um vídeo que, na avaliação dele, foi um fracasso.
“No primeiro vídeo que fiquei conhecido, eu segurava alguns papéis e tentava esbarrar nas pessoas e deixar o papel cair e esperava ela juntar, mas foi um dia meio chuvoso de Curitiba, e a galera estava meio mal humorada, foi um fracasso em relação ao objetivo, mas ficou um vídeo engraçado e divertido”, explica.
Na segunda tentativa, ele optou pelo uso do guarda-chuva, que se mostrou um sucesso desde o princípio.
“Foi nesse segundo momento que algo mudou e percebi as infinitas possibilidades de explorar meu lado criativo relacionado aos Doramas”, explica Heron.
O sucesso
Heron Haysahi, é influenciador digital e conquistou as redes sociais com seu vídeos de Dorama.
Redes Sociais
O carisma de Heron o levou a conquistar grande números nas redes sociais, com 833 mil seguidores no Instagram e 1,2 milhão no TikTok.
Ele atribui parte de seu crescimento ao aumento da popularidade dos Doramas e da cultura coreana, também conhecida como “hallyu”, que representa a disseminação da arte e cultura sul-coreana pelo mundo, sendo o k-pop um dos principais expoentes desse movimento.
Heron destaca a mudança dos últimos meses, que segundo ele, tem sido surpreendente receber tantos elogios, mesmo em ambientes não necessariamente ligados ao k-pop.
“É comum agora ser parado para fotos e conversas, tornando-se parte da rotina encontrar pessoas que me reconhecem é uma experiência única e surreal”, afirma.
Veja outros casos que viralizaram nas redes sociais:

Vídeo: de Naruto a aliens, releituras da Mona Lisa feitas por alunos do Paraná viralizam na web
Perrengue: Turistas brasileiros são assaltados em passeio no Peru e andam 25 km no deserto em busca de ajuda: ‘Dá um filme’
O que são os Doramas?
Os Doramas são obras fictícias do Leste Asiático com semelhanças ao estilo de produção norte-americano, assim como as novelas brasileiras, por apresentarem roteiros fechados de apenas uma temporada e enredos dramáticos, sendo os mais populares aqueles que abordam histórias de romance.
Essas séries têm episódios semanais, tendo uma extensa base de fãs no Brasil, autodenominados “dorameiros”.
“A cultura principalmente coreana ultimamente na internet tanto em Doramas quanto no k-pop tem aumentado no Brasil. Acredito que explorar essas produções é também perceber outras várias outras possibilidades de entretenimento”, explica Heron.
Entre os títulos mais reconhecidos estão Alice in Borderland e Round 6, séries disponíveis na plataforma de streaming Netflix.
A origem da palavra vem do japonês “dorama”. Como os japoneses não conseguem pronunciar o encontro consonantal (quando duas consoantes aparecem juntas) da palavra “drama”, eles acrescentam uma vogal – no caso, a letra “o”, virando “dorama”.
A Academia Brasileira de Letras (ABL) incluiu a palavra “dorama” no seu vocabulário.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.