Avião fabricado no Brasil é eleito o mais elegante do mundo em festival do Reino Unido


Aeronave vencedora é da Força Aérea Portuguesa, primeiro país fora do Brasil a encomendar o KC-390. Avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa vence categoria de mais elegante do mundo em evento no Reino Unido.
Royal International Air Tattoo/Reprodução
Um avião KC-390 da Embraer ganhou o prêmio “Concours d’Elegance”, que escolhe a aeronave mais elegante do mundo. A premiação foi para uma unidade da Força Aérea Portuguesa que participou do festival aéreo Royal International Air Tattoo (Riat), que ocorre neste fim de semana no Reino Unido.
O prêmio é decidido por um painel internacional que distingue as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis na exposição.
O Concours d’Elegance é dividido em três categorias: aeronave militar, aeronave civil e a do grande vencedor, que é a mais importante. O avião da Força Aérea Portuguesa levou o troféu de maior destaque.
Portugal foi o primeiro país a comprar o avião militar brasileiro, em 2019. Na ocasião, o governo português anunciou a compra de cinco cargueiros K-390 , em negociação de 827 milhões de euros.
A segunda unidade de um KC-390 foi entregue aos portugueses em junho deste ano.
Segunda unidade do KC-390 entregue pela Embraer aos portugueses
Embraer/Reprodução
Uso no Brasil
KC-390: veja como é o avião da FAB usado contra incêndios pela 1ª vez no Pantanal
No Brasil, a Força Aérea Brasileira utilizou o modelo recentemente para combater incêndios no Pantanal. A aeronave tem capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água e é usada especificamente em desastres no Brasil.
A aeronave foi utilizada também em outras situações de desastres: no auge da crise da segunda onda da pandemia de Covid, em janeiro de 2021, Manaus registrou falta de oxigênio hospitalar para atender pacientes em estado grave. Pacientes morreram pela falta do insumo.
Avião KC-390 Millennium é o maior fabricado e desenvolvido no Hemisfério Sul
TV Globo/Reprodução
À época, o KC-390 foi um dos aviões da FAB carregados com cilindros de oxigênio que chegou a Manaus em meio à crise na saúde pública do estado do Norte.
Mais recentemente, o Jornal Nacional acompanhou um voo no KC-390 que saiu do Rio de Janeiro com mantimentos para o Rio Grande do Sul.
Rumo ao Rio Grande do Sul, militares carregaram o avião com 14 toneladas de equipamentos para a construção de um hospital de campanha – materiais como lonas, macas e aparelhos de refrigeração.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.