Criminosos usam apagão cibernético para aplicar golpes e coletar dados

O apagão cibernético que afetou o mundo na última sexta-feira (19), tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, com a finalidade de coletar dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos, a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de cair nessas ações.

“Vale ressaltar que a CISA observou ameaças de agentes tirando vantagem deste incidente para phishing e outras atividades maliciosas. A CISA pede que organizações e indivíduos permaneçam vigilantes e sigam apenas instruções de fontes legítimas. A CISA recomenda que organizações lembrem seus funcionários de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos”, afirmou o órgão.

Phishing é o roubo de dados por diversas formas de fazer a pessoa entregar algumas informações para o criminoso. Geralmente, é um e-mail com link que leva para uma página falsa, contaminando o computador com um vírus que rouba dados sigilosos, como detalhes sobre contas bancárias ou dados de empresas.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

No Brasil, também têm sido relatados casos de phishing usando como desculpa o caso do apagão cibernético. Os criminosos oferecem soluções tecnológicas para problemas gerados pelo incidente, o que acaba levando os consumidores a caírem no golpe.

Via Agência Brasil, editado por Redação.

Leia mais

Brusque entra em campo neste domingo em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 53 milhões

Previsão do tempo: Sol aparece em Blumenau neste sábado

O post Criminosos usam apagão cibernético para aplicar golpes e coletar dados apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.