Em três anos e meio, Sarto cumpriu 34% das promessas de campanha monitoradas pelo g1; confira levantamento


O g1 tem acompanhado, nos últimos três anos e meio, as promessas feitas por José Sarto durante a campanha eleitoral de 2020. Prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi eleito em 2020 com 51,69% dos votos
Thiago Gadelha/SVM
Atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) cumpriu integralmente 10 promessas (34,4% do total) e parcialmente outras catorze (48%) das 29 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020. Do total, cinco promessas ainda não foram cumpridas pela gestão do prefeito. O levantamento faz parte do projeto Promessas, do portal g1.
Confira o levantamento as promessas cumpridas e não cumpridas por José Sarto
O levantamento do projeto considera 1.090 promessas assumidas pelos então candidatos das 26 capitais brasileiras durante a campanha eleitoral de 2020. Entre eles, José Sarto, que foi eleito naquele ano com 51,69% dos votos válidos no segundo turno.
O g1 tem acompanhado, nos últimos três anos e meio, as promessas feitas por Sarto, que deve ser candidato à reeleição neste ano em Fortaleza pelo PDT. Estas promessas registradas pela reportagem incluem tanto o programa de governo quanto falas em entrevistas e debates com a participação de Sarto.
As áreas de educação, economia e segurança foram as que a gestão de Sarto obteve a maior taxa de promessas cumpridas.
Na segurança, Sarto realizou o concurso público para a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), assim como prometido, e criou uma central de videomonitoramento para unificar as câmeras da cidade sob controle de órgãos da prefeitura. Ele também deu início à construção de uma nova sede para a GMF, mas as obras não foram concluídas.
LEIA TAMBÉM:
Veja quais promessas Sarto cumpriu integralmente ou parcialmente no primeiro ano de mandato
Na educação, o pedetista cumpriu o compromisso de criar um programa de intercâmbio para professores da prefeitura e um programa de bolsas para estudantes da rede municipal, que já atendeu mais de 8 mil alunos. A meta de construir 50 creches e berçários foi atendida parcialmente.
Na saúde, Sarto entregou o hospital Gonzaguinha no bairro José Walter e garantiu a vacinação contra Covid-19 direto nas residências das pessoas do grupo de risco. No entanto, outras promessas, como a construção de duas UPAs e duas policlínicas, não foram cumpridas.
José Sarto deve concorrer à reeleição para a Prefeitura de Fortaleza pelo PDT
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
No campo da economia, a gestão cumpriu a promessa de criar um programa de microcrédito voltado para mulheres chefes de família e emplacou mutirões de renegociação de dívidas por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon).
Por outro lado, na área de mobilidade, das cinco promessas de campanha, apenas uma foi cumprida totalmente – a entrega de quatro novos terminais de ônibus. Duas promessas não foram cumpridas e outras duas foram atendidas apenas parcialmente.
LEIA TAMBÉM:
Rompimento entre Ciro e Cid: entenda como conflito entre irmãos implodiu PDT e aliança com o PT no Ceará
O que é o projeto
No “As promessas dos políticos”, o g1 acompanha o cumprimento de promessas e metas de chefes do Executivo durante os quatro anos de mandato. Assim, prefeitos das capitais brasileiras, governadores e presidente são monitorados ao longo de suas gestões.
Promessas: confira as promessas cumpridas totalmente, parcialmente ou não cumpridas pelos prefeitos brasileiros
Os critérios apontados para mensuração das promessas são “cumpriu”, “cumpriu em parte” e “não cumpriu ainda”. Veja mais detalhes sobre o procedimento.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.