Grajaú, na Zona Norte, tem o metro quadrado mais valorizado do Rio para aluguel


O bairro com o aluguel mais caro continua sendo o Leblon, na Zona Sul. Segundo a pesquisa da Quinto Andar, plataforma digital de aluguel e venda de imóveis, o preço do metro quadrado para alugar no Grajaú subiu 24% no 1° semestre desse ano. Pesquisa sobre aluguéis mostra bairros que mais valorizaram no primeiro semestre no Rio
O bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro, possui o metro quadrado para alugar mais valorizado da cidade, segundo a empresa Quinto Andar, uma das maiores plataformas de aluguel e venda de imóveis pela internet do país.
A valorização no bairro foi de 24%, ou três vezes mais do que a valorização média de toda a capital do estado no 1° semestre de 2024.
As imobiliárias do Grajaú estão comemorando a valorização. Segundo Fernando Fernandes, dono de um estabelecimento de locação e venda de imóvel no bairro, os anúncios não duram muito por lá.
“Todos que nós tínhamos aqui foram alugados. Um bom imóvel, com bom preço de condomínio, um bom aluguel e uma boa conservação, dura no máximo 15 dias e já tá alugado”, disse Fernando.
“E tem gente esperando na fila. O Grajau hoje está batendo recorde de locação”, completou o profissional.
Zona Norte valorizada
O ranking da Quinto Andar com os bairros mais valorizados do Rio para alugar apresenta o bairro Todos os Santos, no grande Méier, também na Zona Norte, como o segundo colocado. Em terceiro lugar, São Cristóvão, outro bairro da mesma região.
No top dez dos bairros mais valorizados também estão: Ilha do Governador, Jacarepaguá, Botafogo, Flamengo, Vila Isabel, Engenho de Dentro e Copacabana.
Grajaú, na Zona Norte, tem o metro quadrado mais valorizado do Rio para aluguel
Reprodução Google Maps
O levantamento leva em conta tanto o valor anunciado, quanto o preço final dos contratos fechados nos primeiros seis meses do ano. O estudo revelou os bairros que tiveram a maior alta no percentual de reajuste dos aluguéis.
Os números revelados pela pesquisa não indicam que esses são os bairros mais caros do Rio.
O Leblon, na Zona Sul, com o metro quadrado por R$ 106 para alugar, continua sendo o local mais caro da cidade, mesmo sem nenhuma valorização nesse primeiro semestre em relação ao ano passado.
Em seguida aparecem: Ipanema e Lagoa, na Zona Sul, Jardim oceânico e Barra da Tijuca, na Zona Oeste, Botafogo, Copacabana, Flamengo e Laranjeiras, também na Zona Sul.
Ipanema e Leblon têm o metro quadrado mais caro do Rio para aluguel, diz pesquisa
Fernando Maia | Riotur
Apesar de os preços continuarem subindo, a notícia que dá um certo alívio para os cariocas é que esse índice de reajuste nos aluguéis foi o menor desde 2021.
Ou seja, os valores subiram, mas o percentual de aumento desacelerou. Na prática, o mercado tá aquecido, tem mais procura que oferta, o que pressiona os valores, como explicou Pedro Capetti, especialista em dados imobiliários.
“Como o mercado veio numa aceleração nos últimos dois anos, acabou ficando difícil manter esse crescimento, mas é preciso ressaltar que desde agosto de 2021 o preço do metro quadrado para aluguel no Rio de Janeiro não tem nenhuma redução”, comentou Capetti.
Para Fernando Fernandes, o aluguel está mais caro porque a compra ta difícil. Segundo ele, isso acontece porque os juros estão muito altos no financiamento.
“Não tem financiamento, a população não compra”, argumentou o dono de imobiliária.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.