Dia do Chile: você precisa provar os grandes vinhos do Vale de Limarí


Região abriga a prestigiada vinícola familiar Tabali com seus rótulos premiados. Entre os numerosos terroir do Chile, um deles se destaca pela altíssima qualidade de seus vinhos. É o Vale de Limarí, localizado cerca de 400 quilômetros ao norte da capital Santiago, e famoso pelos seus solos calcários e pelo excelente potencial para a produção de Chardonnay e Pinot Noir, entre outros rótulos.
O rico patrimônio arqueológico da região indica que o vale é habitado desde os tempos pré-hispânicos. A topografia da região é responsável pela presença do nevoeiro denominado “la camanchaca” que traz umidade todas as manhãs para depois desaparecer. Além disso, a região é resfriada pela brisa do mar à tarde.
Ali fica localizada a Tabali, renomada vinícola familiar fundada pelo empresário Guillermo Luksic em 2002 e atualmente comandada por seu filho Nicolás, que produz exclusivamente vinhos de terroir, isto é, que transmitem com pureza e precisão o lugar de origem.
A linha de mais alta gama da cantina se chama Talinay e tomou o nome emprestado do mesmo vinhedo situado ao lado do Parque Nacional Fray Jorge, e em território declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Localizado a 12 km do Oceano Pacífico, esse terroir goza de uma condição climática extraordinária, pois apresenta temperaturas muito mais baixas do que no resto do vale.
No vinhedo Talinay, a vinícola cultiva as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Malbec, Cabernet Franc e Syrah, que são transformadas em rótulos varietais. São vinhos de extraordinária qualidade, que exaltam o sabor das uvas e entregam todas as características do terroir. Não por acaso, colecionam altíssimas pontuações nas principais publicações do setor.
Na mesma região, a Tabali possui ainda o vinhedo Espinal, situado na zona costeira do vale. É um território abundante em pequenos arbustos e nas encostas norte e oeste das ravinas (as mais ensolaradas) existem muitos cactos. Durante as tardes venta muito, sendo tecnicamente classificada como zona fria para produção de vinho.
Desse terroir nasce a linha Pedregoso, assim chamada por causa do solo e que conta com rótulos muito premiados nos principais guias.
Nesse Dia do Chile, comemorado em 18 de setembro, que tal ter os vinhos do Vale de Limarí na sua adega? Conheça as linhas Talinay e Pedregoso da vinícola Tabali.
Tabali Talinay Chardonnay 2022
Agraciado com 96 pelo renomado crítico James Suckling, esse branco apresenta maravilhosas notas minerais e de frutas frescas. No paladar, é cremoso e vibrante com final persistente e elegante. Amadureceu 11 meses em barricas de carvalho e é perfeito com queijos moles, risotos de queijos, massas ao molho branco, peixes e aves assados.

Divulgação
Tabali Dom Cabernet Sauvignon 2017
Esse tinto recebeu 96 pontos pelo guia Descorchados. No nariz apresenta notas intensas de groselha escura e menta com toques de bálsamo, louro e madeira. Em boca, é suculento com grande frescor, textura redonda, taninos finos, saboroso e com final prolongado e elegante. Ideal para acompanhar carnes grelhadas, assadas e de caça.

Divulgação
Tabali Pedregoso Chardonnay Gran Reserva 2023
É um branco com belos aromas minerais, cítricos e de abacaxi. Em boca, possui excelente acidez e frescor, frutas frescas, mineralidade e leve toque salino no final. Perfeito com frutos do mar e queijos moles. Recebeu 91 pontos pelo guia Descorchados.

Divulgação
Tabali Pedregoso Sauvignon Blanc Gran Reserva 2023
Com 93 pontos Descorchados, esse maravilhoso branco se destaca pelos aromas cítricos de maracujá e toques de grama cortada. Em boca, é fresco, com sabores minerais e de toranja. Ideal com peixes e frutos do mar.

Divulgação
Tabali Pedregoso Pinot Noir Gran Reserva 2023
Agraciado com 90 pontos pelo guia Descorchados, esse tinto tem aromas elegantes de frutas frescas. Em boca, é redondo com intensos sabores de cereja e framboesa combinados a delicada acidez e toque de especiarias. Amadureceu 8 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha risotos de cogumelos e carne suína assada.

Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.