Após mudanças em edital, três empresas se interessam em administrar o Parque das Águas, em Caxambu, MG


Segundo a Codemge, agora será preciso avaliar a empresa que mais se adeque ao que foi proposto no processo de concessão. Após mudança em edital, três empresas se interessam em administrar o Parque das Águas
Com o lançamento do novo edital de concessão do Parque das Águas de Caxambu, três empresas já entraram em contato com o Governo do Estado demonstrando interesse em administrar o local. Ao todo, R$ 21 milhões serão investidos em melhorias no ponto turístico, que atrai visitantes de todo o país.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com a Codemge, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, que é a atual mantenedora do local, agora é preciso avaliar a instituição que mais se adeque ao que foi proposto no processo de concessão.
“Uma gestão de ativos que receba uma certa quantidade de pessoas por ano e tem que ter experiência na prestação de serviços e na gestão administrativa desse ambiente segurança, limpeza, jardinagem, etc. Além de uma experiência na exploração de serviços como lojas, restaurantes, bares, etc. Além disso, comprovar capacidade mínima de realizar os investimentos pedidos”, disse o gerente de concessões da Codemge, Adrian Batista.
Após mudanças em edital, três empresas se interessaram em administrar o Parque das Águas, em Caxambu
Reprodução EPTV
Em abril do ano passado, o edital foi suspenso depois de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público. Foram identificados alguns pontos que precisavam ser revistos. Segundo o Governo do Estado, o novo edital foi elaborado depois de estudos e algumas audiências públicas para ouvir a população.
Entre as principais modificações estão o impedimento da mudança do nome, da atração turística, clareza e delimitação da concessão, de forma a deixar mais evidente que o direito minerado continua sendo do Estado.
O prazo de obras de restauro e modernização dos equipamentos foi reduzido de 12 para três anos. A garantia do acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do parque, nos horários já estabelecidos, das 7h às 09h.
A empresa que vencer o processo de licitação será responsável pela manutenção do parque, de acordo com a Codemge, será feito um investimento de R$ 21 milhões por parte do governo do Estado para que a iniciativa privada possa fazer algumas melhorias no local ao longo de três anos. No primeiro ano será feita a reforma do ringue de patinação do coreto e de duas das 12 fontes de água mineral.
Após mudanças em edital, três empresas se interessaram em administrar o Parque das Águas, em Caxambu, MG
Reprodução EPTV
Mesmo com as mudanças, a vice presidente da ONG Amigos do Parque das Águas ainda é contra a concessão. Ela explica que a publicação do edital neste ano foi uma surpresa.
“Nós não pensávamos que esse edital ia sair ainda esse ano. É um momento estranho. Campanha chegando aí, eleições municipais, mudança de prefeitura. Esperávamos que a Codemge atendesse o nosso apelo, que foi feito na última audiência pública, pedindo um diálogo, pedindo para sentar na mesa para conversar, para a gente ver outra modalidade de parceria que não seja uma concessão para a iniciativa privada”, disse a vice-presidente da ONG Sociedade Amigos do Parque das Águas, Maria Antônia Muniz Barreto.
Para a prefeitura, a concessão é um benefício, inclusive, para fazer melhorias e manter o local em bom estado de conservação.
“Ele vai dar eficiência ao Parque das Águas, fazer com que a gente tenha ampliação de serviços, maiores entregas à sociedade de melhor qualidade ao turista. Dada a eficiência das questões à iniciativa privada e os investimentos que vão ser realizados, a gente tem uma longevidade de planejamento, mas ações para comercializar o produto turístico de forma mais eficiente e, consequentemente, quanto mais pessoas visitam o parque, mais pessoas vão ajudar a gente a defender e proteger esse histórico tão bonito e tão importante para o Estado de Minas Gerais”, disse o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu, Felipe Condé.
O prazo de duração do contrato é de 30 anos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.