Retratos da Região: População de Itaóca, SP, anseia por melhores estradas e terá que escolher entre candidatos conhecidos em eleições


Cidade está sendo reconstruída após enchente que matou 25 pessoas, em 2014. Neste ano, há dois candidatos ao cargo que, desde 2012, participam de disputas eleitorais na cidade. Prefeitura de Itaóca, no interior de São Paulo
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
A cidade de Itaóca, uma das menores do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, está sendo reconstruída após a forte enchente que matou 25 pessoas, há quase 10 anos. Atualmente, várias obras estão sendo realizadas na cidade. Mas, os moradores pedem ainda mais infraestrutura, com estradas e acessos melhores. Esses são os desafios dos candidatos a Prefeitura de Itaóca. Neste ano, há dois candidatos ao cargo que, desde 2012, participam de disputas eleitorais na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em 2014, um temporal fez com o que o nível do rio subisse e tudo que estava na parte alta da cidade veio para a região mais baixa da cidade. A enchente resultou em 25 mortes. A tragédia mudou Itaóca. “Minha sobrinha morava bem ali. Faleceu ela, a mãe dela e tudo que estava na casa”, contou Pedro, em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
O trabalho na plantação de tomates, em Apiaí, fez ele ficar um tempo fora da Itaóca. Atualmente, a casa dele em Itaóca fica bem ao lado do terreno onde ele morava antes da tragédia. Ele diz que não tem medo de morar no local. “Se eu tiver que morrer, será em qualquer lugar”.
No bairro Guarda Mão, o mais atingido em 2014, moram pessoas com vasta experiência no campo. Eles seguem encarando as longas distâncias, o sol, o trabalho pesado e diário. Tudo para garantir uma alimentação básica. Mas, não é o suficiente para investir numa pequena plantação que poderia dar uma renda melhor.
Em Itaóca, grande parte da população trabalha na agricultura
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Estradas e balsas
O produtor rural Jair Maria de Oliveira vive parte do ano em Apiaí e outra parte em Itaóca. O frio de Apiaí é o que torna a lavoura de itaoca mais interessante no inverno. O agricultor produz tomate, como o da espécie cereja amarela, que é levado para o Ceagesp de São Paulo.
Para ele, a única dor de cabeça é a qualidade das estradas no campo. “Era bom para gente, nós que somos produtores, são as estradas. Tanto do município aqui, como de Apiaí”, falou.
Itaóca é um município que faz divisa com o Paraná. Há muitas pessoas que vem de Adrianópolis para Itaóca e vice-versa. A travessia é feita por uma balsa que passa pelo Rio Ribeira de Iguape. O balseiro Júlio de Oliveira Rosa trabalha na operação e aponta as dificuldades da população.
“A estrada está mais ou menos. Se fosse melhor, ajudava muito. E a parte de saúde, nós precisamos de estrada”, falou. O soldador Roberto Moisés dos Santos Miranda teve essa dificuldade.
Algumas vezes, a balsa não pode fazer a travessia por causa das condições do rio. O caminho de terra é um problema em casos de emergência. “Eu fui para socorrer o meu sogro e não consegui chegar a tempo no hospital devido ao acesso. Se tivesse mais acesso, a gente poderia ter salvado”, contou.
Parte do problema está com os dias contados. O Roberto está trabalhando na construção de uma ponte que vai ligar Itaóca à Adrianópolis, ou seja, São Paulo ao Paraná. “É um sonho que está sendo realizado”, falou.
Balsa realiza a travessia entre Itaóca (SP) e Adrianópolis (SC)
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Emprego
Antes mesmo de ficar pronta, a ponte, que é uma obra do governo federal, já está melhorando a economia local. O pedreiro Márcio Gomes de Oliveira nasceu em Itaoca, ficou 17 anos trabalhando em Santa Catarina e agora voltou para a cidade natal.
A construção da ponte é uma das várias obras que estão acontecendo em Itaóca. A maioria é de responsabilidade do governo do estado. São tantas frentes de trabalho que um de cada cinco empregos com carteira assinada no município está em uma destas obras.
De acordo com dados de 2022, da Fundação Seade, cerca de 22,6% dos empregos da cidade são no setor de obras de infraestrutura e só perde para a administração pública com 59,8%, ou seja, mais da metade dos trabalhadores da cidade, o que é comum em cidades pequenas. A economia também gira em torno do comércio (8,9%) e a agricultura (3,3%).
O investimento em infraestrutura já está mudando o cenário. A população aumentou em relação ao censo de 2010 e a vida de muita gente está melhorando. “É melhor ficar trabalhando na cidade da gente, estar em casa todos os dias, cedo. A família é a melhor coisa que tem”, disse Márcio.
Para ele, as obras são o começo de um futuro melhor. “Com o asfalto melhor, conseguimos trazer mais pessoas para conhecer o nosso lugar. As pessoas, o povo. Tem o lado do rio, as cachoeiras, tem cavernas. Esse tipo de atrativos que tem o nosso lugar. É pouco, mas ainda tem”, comentou ele.
Várias obras estão sendo realizadas em Itaóca, SP
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Eleições
Em Itaóca, dois candidatos a prefeito disputarão o cargo: Eziquiel Fortes (PSD) e Frederico Dias Batista (PL). Desde 2012, os dois participam de disputas eleitorais.
Frederico é o atual prefeito. Ele foi candidato em 2012 a vice-prefeito, e nos anos de 2026 e 2020 a prefeito. Já Eziquiel foi candidato a vereador nos anos de 2012, 2016 e 2020 e atualmente ocupa o cargo na câmara.
Já na disputa pela Câmara Municipal, são 38 candidatos registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os detalhes sobre os candidatos podem ser consultados clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.