Moradores da Ilha do Governador completam 35 horas sem energia elétrica, e comércio relata prejuízos: ‘Não vai aproveitar nada’


O Ministério de Minas e Energia convocou um comitê de crise. Moradores da Ilha do Governador completam 35 horas sem energia elétrica
Moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, completaram 35 horas sem energia elétrica em boa parte do bairro, na noite desta sexta-feira (19). Há também falta de sinal de internet e risco de ficar sem água, além de sinais de trânsito e unidades de saúde afetados.
Muitos comerciantes estão aguardando a luz voltar para contabilizar seu prejuízo. Outros já conseguem ver, como o caso de uma sorveteria que perdeu todos os sorvetes, que derreteram. “Não vai dar para aproveitar nada”, lamenta o sorveteiro.
Ao lado do estabelecimento, um salão de beleza também estava paralisado, sem ter como ligar os equipamentos.
Sorvete derretido após apagão na Ilha do Governador
Reprodução/TV Globo
Na mesma rua, que fica no Jardim Guanabara, um vendedor de presentes já estava há horas sem conseguir fazer uma venda.
“Vou ter que fechar a loja mais cedo por conta disso, não consegue passar um cartão, efetuar uma venda”, conta Flaviano Teixeira.
Quem pode, contrata geradores para continuar funcionando. Um açougue já precisou acionar o serviço três vezes apenas esse ano, para não estragar as carnes.
O Ministério de Minas e Energia convocou um comitê de crise. A previsão era de que o serviço fosse restabelecido no fim da tarde, mas até o início da noite não tinha acontecido.
Uma subestação da Light na Ilha recebeu de volta geradores que tinham sido enviados ao Sul do país nesta sexta (19).
A Cet-Rio informou que ao menos nove sinais de trânsito foram afetados e que equipes foram enviadas para ajudar na operação de trânsito. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que agendou uma investigação para a próxima semana, para entender a atuação da Light diante da interrupção do abastecimento de energia na região.
Já o Ministério de Minas e Energia disse que já tinha alertado a Light sobre a urgente necessidade de revitalização do sistema que atende a área, por ser um sistema antigo.
A equipe de reportagem do RJ2 chegou a pedir uma entrevista com a Light, mas eles preferiram responder por nota. O posicionamento afirma que foi preciso fazer uma parada emergencial em trechos do bairro para reparar o sistema. Sobre a multa do Procon, a concessionária disse que não foi notificada.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.