As principais dúvidas sobre bruxismo respondidas por uma especialista


Veja quais são os sintomas, causas e tratamento para a disfunção de ranger os dentes, o bruxismo As principais dúvidas sobre bruxismo respondidas por uma especialista
Reprodução/Envato
Você já deve ter ouvido falar em bruxismo, a disfunção que gera o apertamento e ranger involuntário dos dentes. Mas para entender melhor as causas, sintomas e tratamento desse transtorno, a Dra. Alice Miotto, especialista em DTM e dor orofacial, tira as principais dúvidas. Veja:
Qual é a especialidade da odontologia que trata o bruxismo?
O dentista-cirurgião especialista em disfunção temporomandibular (DTM) e dor orofacial é o mais indicado para o tratamento de bruxismo.
A Dra. Alice explica que, apesar do nome complicado, essa especialidade pode ser procurada para o tratamento de problemas recorrentes no dia a dia. Os exemplos mais comuns são: ronco, apneia obstrutiva do sono, dores de cabeça de forma geral, dores musculares no rosto, cliques articulares próximo ao ouvido, dores de dente, neuralgias ou problemas na articulação da boca.
Como saber se estou com bruxismo?
A especialista elucida que a atividade excessiva da musculatura facial pode acontecer 24 horas por dia, tanto de noite quanto de dia. Caso você perceba que está com a articulação da boca muito tensionada, é preciso procurar um profissional.
No entanto, se você tem bruxismo durante o sono, a condição pode ser percebida a partir de alguns sinais. São eles: dores de cabeça e de pescoço, cansaço muscular na face ou temporal e desgastes no dente. No geral, é preciso ficar sempre atento às dores, ruídos, crepitação e cliques na região facial.
Quais são os motivos que desencadeiam o bruxismo?
É muito comum ouvir que o bruxismo está relacionado com o estresse e essa é, de fato, uma das causas. Porém, a dentista reforça que existem diversas situações que podem desencadear essa disfunção e que a análise da causa deve sempre ser individualizada.
Ela cita algumas das causas que podem gerar o bruxismo:
Estresse
Fatores genéricos
Fatos respiratórios, como ronco e apneia do sono
Fatores sistêmico, como refluxo
Uso de medicamentos que aumentam a atividade muscular noturna
Excesso de cafeína
Uso de álcool, drogas ilícitas e tabagismo
Reconhecida a necessidade de tratar o bruxismo e mapeada a sua causa, a dentista reforça a importância de também controlar as condições geradoras do transtorno.
Como é realizado o tratamento do bruxismo?
Para proteger os dentes e as articulações faciais, o tratamento é feito com um dispositivo interoclusal. Ele deve ser usado de acordo com a orientação médica, durante o período do sono. Assim, evitando o excesso de contração muscular e problemas dentários, como trincas, desgastes e dores.
As também chamadas placas de bruxismo são dispositivos feitos de acrílico rígido, com superfície lisa e polida e que devem ser bem ajustadas à arcada dentária.
Por quanto tempo é preciso usar a placa de bruxismo?
A Dra. Alice diz que o tratamento leva, pelo menos, 6 meses. Alguns indivíduos, no entanto, precisam utilizar por mais tempo, dependendo da persistência do bruxismo.
Devido ao tempo prolongado de tratamento, é essencial ter cuidados reforçados de higiene do dispositivo. Para isso, o profissional que acompanha o seu caso pode indicar alguns produtos específicos.
Como higienizar e não amarelar a placa de bruxismo?
A Dra. Alice recomenda aos seus pacientes a espuma de limpeza da bluem. Com a fórmula que faz liberação de oxigênio ativo, o produto da bluem higieniza profundamente o dispositivo, despigmenta e traz refrescância, questão muito importante para a utilização mais confortável da placa.
E para evitar a amarelação, a especialista conta que o segredo é evitar que a saliva fique em contato por muito tempo com o dispositivo, enquanto ele está fora da boca. Sempre ao remover, lave bem e o limpe com a espuma de limpeza.
Conheça a tecnologia bluem e transforme a sua saúde bucal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.