Música para refletir: “Quanto Vale?”, de André Berté

Esse final de semana cinzento lá nos traz muitas reflexões sobre as consequências daquilo que a humanidade tem entregado. Chuva lamacenta, ar quase irrespirável, a fuligem impregnada na garganta e pulmões, uma fumaça venenosa que cobre os nossos horizontes. Por isso é que vem bem a calhar o videoclipe que eu compartilho nesta segunda, da canção “Quanto Vale?”, do cantor e compositor André Berté.

“Quanto Vale?” é o novo clipe da canção do artista André Berté, de Floripa – Foto: Divulgação

A direção é da cineasta e poetiza Cláudia Aguiyrre, que faz um relato muito precioso sobre a ideia do clipe, que inicialmente seria uma videoarte, mas transformou-se em um mosaico com imagens captadas em regiões distintas do planeta e daqui por jornalistas e fotógrafos convidados. E assim, junto com a canção, torna-se um chamado à consciência.

Berté lançará o videoclipe no show que fará no “Sábado Cultural” do Baiacu de Alguém, dia 22, em Santo Antônio de Lisboa. Não esqueça também de seguir o artista no Spotfy e conhecer mais sobre a sua produção.

“Quanto Vale?”, clipe de André Berté, por Cláudia Aguiyrre

Queria ressaltar a participação dos fotógrafos convidados. Inicialmente trabalhei aplicando o conceito com o qual trabalho em videoarte: ressignificação de imagens pesquisadas em plataformas de fotos e vídeos livres, numa reflexão sobre a quantidade de imagens geradas diariamente para os mais diversos fins. Mas esta canção traz uma carga tão forte de consciência que imaginei agregar outras visões e convidar alguns fotógrafos cujas imagens solicitam tanta reflexão quanto os versos da música.

Então, pedi emprestados alguns registros frutos de olhares atentos dos fotógrafos e jornalistas Cristina Gallo, Yan Boechat, Todd Southgate e Diorgenes Pandini para nos acompanhar nessa canção. As imagens destes convidados nos trazem guerra na Ucrânia e em Gaza, garimpo ilegal em terras indígenas da Amazônia, o lixo revirado nas metrópoles, as queimadas, as enchentes, a emergência climática, o abandono, a falta de direitos, a tristeza e o que tudo isso traz de desafios para a humanidade. Eles prontamente disponibilizaram as fotografias e aqui estamos perguntando: Quanto Vale?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.