BSO: Sucesso e futuro em investimentos estratégicos


Com expertise em diferentes áreas, o grupo se posiciona como um dos mais importantes players do mercado de fundos de investimentos alternativos no Brasil. Nossa história
O BSO – Brazil Special Opportunities – é um grupo brasileiro de gestão de ativos alternativos em áreas como energia, crédito consignado e finanças, que nasceu em 2002, com uma visão inovadora de mercado. Cleiton Santos Santana é fundador e controlador do Grupo BSO, do qual faz parte a Liquipar e a Stronghold Infra Investments, com sede no coração do mercado financeiro brasileiro, a Avenida Faria Lima, em São Paulo.
O BSO investe em setores altamente rentáveis, estratégicos e essenciais para a economia do país, com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social. Os investidores atuam na área de commodities desde 2002. A primeira operação de grande porte sob sua responsabilidade, relacionada à compra e venda de açúcar, foi viabilizada por meio da criação de uma trading, a Demerara, atuante no mercado até 2015.
“Nossos investidores cotistas passaram a atuar no fomento da cadeia de combustíveis, com operações de compra e venda de etanol em usinas no interior do Estado de São Paulo”, ressalta Cleiton Santos Santana.

Divulgação – BSO
Novos olhares e caminhos
Mas o grande salto do Grupo BSO aconteceu em 2019. Os investidores decidiram concentrar suas operações de fomento em uma ferramenta mais moderna e eficiente. E constituíram seu primeiro fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC). O fundo, denominado Zeus, não só inseriu os cotistas no seleto grupo de investidores profissionais, como proporcionou um grande acúmulo de conhecimento e um notável avanço no volume das operações financeiras do grupo, aponta Cleiton Santos Santana.
Desde o início, o Zeus tinha como cotista principal um fundo multimercado (FIM), cuja denominação atual é Brazil Special Opportunities I FIM ou “BSO”, sigla que dá nome, também, ao grupo empresarial.
Por meio do FIDC, os cotistas passaram a investir em operações de maior montante, bancarizadas pelas chamadas sociedades de crédito direto ou SCDs. Cleiton Santos Santana explica que, com rentabilidade muito acima dos ativos comuns e volumes cada vez maiores em suas operações, o Zeus multiplicou por 20 vezes o patrimônio proprietário desde 2019.
Um dos destaques do Zeus são os investimentos na cadeia de combustíveis, que proporcionaram ao Grupo BSO a oportunidade de expandir sua carteira, criando um novo fundo de investimentos em participações (FIP), o Atena. Utilizando a estrutura do Atena, os cotistas criaram dois negócios: a Stronghold Infra Investments e a PixCard.
StrongHold Infra Investments – Liquipar
A StrongHold foi criada para investir em ativos de infraestrutura relacionados à cadeia de combustíveis e especialidades. E já nasceu grande. Cleiton Santos Santana afirma que, desde sua formação, em 2023, a empresa participou direta ou indiretamente de três importantes licitações envolvendo a concessão de terminais portuários de líquidos.
Logo no primeiro ano de atuação, a Stronghold Infra Investments adquiriu a Liquipar, que, no começo de 2023, venceu o leilão para a concessão do terminal PAR50, um dos melhores complexos de tancagem do país, localizado no Porto de Paranaguá (PR). O contrato de concessão é de 25 anos, prorrogável até 70 anos, com valor global de contrato estimado em R$ 1,73 bilhão.
Com capacidade atual de tancagem de 71 milhões de litros e conectado a um dos mais eficientes piers do país, o terminal deverá ter sua capacidade ampliada para 205 milhões de litros até o final de 2025, o que envolverá investimentos da ordem de R$ 572 milhões.
Com o sucesso de sua controlada Stronghold Infra Investments e seu novo ativo principal, a Liquipar, o Grupo BSO alcançou uma posição de grande destaque no robusto negócio de importação de combustíveis.
A empresa também entrou em uma acirrada competição para a concessão de terminal no porto de Alagoas. Quem venceu foi o gigante Ipiranga, que opera no porto há duas décadas. Mas a tenacidade da StrongHold no leilão ampliou o respeito da empresa no mercado.
Um futuro mais verde
O grande desafio da Liquipar, na visão de Cleiton Santos Santana, é consolidar-se como o mais eficiente e mais sustentável complexo de tancagem do Brasil. Pioneiro na exportação de etanol, o terminal deverá se beneficiar do crescimento da produção e exportação de biocombustíveis, como o biodiesel e o SAF (querosene de aviação), além é claro do (“Bio-GNL”) no futuro.
O compromisso da companhia é oferecer infraestrutura portuária de classe global, soluções eficientes e tecnologia de ponta na armazenagem e distribuição de combustíveis.
Outro pilar da atuação da Liquipar é a promoção de um ambiente sustentável e responsável, de acordo com a abordagem ESG (da sigla, em inglês, que identifica o tripé Responsabilidade Ambiental, Social e Governança), comprometendo-se com a preservação ambiental, a justiça social e a gestão transparente dos negócios.
PixCard: investimento no mercado consignado
A terceira empresa do Grupo BSO é a PixCard, fintech especializada na originação e processamento de operações de crédito consignado para servidores públicos, e um dos mais promissores negócios da organização.
“A PixCard surgiu a partir de uma negociação triangular de compra de carteira de crédito consignado, envolvendo ainda o Banco Voiter e a Capital Consig. Após dois anos de negociações, a PixCard conseguiu viabilizar o compromisso de compra de grande parte da carteira da Capital Consig em um montante de aproximadamente 300 milhões de reais”, explica Cleiton Santos Santana.
Com os recursos da operação, a PixCard vem investindo fortemente na abertura de novos convênios de crédito consignado para o funcionalismo público e no desenvolvimento de sua plataforma de originação e processamento das operações. O próximo passo será transformar a PixCard em uma Instituição Financeira (IF).
Presente de êxito e futuro ainda mais promissor
A história do Grupo BSO, construída em pouco mais de duas décadas, já acumula muitos sucessos e o respeito dos mercados em que atua. “Mas queremos muito mais! O Grupo BSO pretende consolidar seu reconhecimento como um dos mais bem-sucedidos investidores estratégicos de fundos de investimentos alternativos do Brasil, graças à visão empreendedora e a experiência de seus cotistas. E em benefício de seus stakeholders e de todo o país”, salienta Cleiton Santos Santana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.