Crianças de férias: nutricionista dá alternativas e receitas para manter alimentação saudável e divertida


Nutricionista infantil Olga Braga deu alternativas para manter a rotina alimentar nas férias. Ela também passou duas receitas que podem ser feitas com as crianças: pão de queijo e panqueca de banana. Método BLW prevê que criança coma sem talheres para aumentar a relação com alimentos naturais
Pixabay/Divulgação
A rotina, os horários e as atividades das crianças mudam nas férias escolares. O desafio, para muitos pais e responsáveis, é manter os pequenos ativos e garantir uma alimentação saudável nesse período. Os cuidadores podem entrar na brincadeira e usar a criatividade, optando por preparações feitas em casa, de preferência junto com a criança, entre outras alternativas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A nutricionista infantil Olga Braga explica conversou com o g1 e de algumas alternativas para manter a rotina alimentar nas férias. Ela também passou duas receitas que podem ser feitas com as crianças: pão de queijo e panqueca de banana (veja detalhes abaixo).
Planeje as refeições
Segundo a nutricionista, é preciso planejar as refeições, mesmo com as alterações nos horários do dia a dia. O café da manhã, almoço, o lanche da tarde e o jantar devem permanecer na rotina.
Sempre que possível, a nutricionista orienta que as refeições sejam feitas em família. A prática ajuda a criar um ambiente tranquilo e estruturado para as crianças, mesmo fora da rotina habitual.
“Seja flexível com os horários, mas mantenha a consistência na qualidade das refeições. Priorize alimentos nutritivos e evite que a criança pule refeições”, aconselha.
Estabeleça regras e ofereça mais
As mudanças na rotina podem afetar o comportamento alimentar das crianças. Elas podem se tornar mais seletivas ou recusar alimentos que normalmente aceitariam. A nutricionista diz que é importante conversar com a criança e estabelecer regras simples e claras, como comer frutas e vegetais todos os dias. Além disso, ser o exemplo para a criança é importante.
“Lidar com recusas alimentares pode ser frustrante, mas é importante manter a calma e não forçar a criança a comer”.
Ela aconselha a não deixar de oferecer, mesmo o que vem sendo recusado. “Alguns estudos comprovaram que é preciso oferecer um alimento de oito a 20 vezes para as crianças começarem a aceitar e se acostumar com seus novos sabores”, explica.
Iniciativa tenta aumentar o número de crianças que possuem alimentação saudável
Divulgação
Dê mais autonomia
Mudar a forma de apresentação dos alimentos, alternar os dias e dar autonomia para a criança escolher os alimentos, é uma forma de mais direcionada de manter a alimentação saudável de forma imperceptível.
“Por exemplo pergunte: “hoje no café da manhã temos como opção pão com queijo ou pão com ovo, o que você gostaria de comer?”. Ao invés de apenas “o que você quer comer no café da manhã?”. Porque a resposta pode ser chocolate”, diz a nutricionista.
Ofereça novos alimentos
As férias podem ser um bom momento para introduzir novos alimentos, desde que feito de maneira gradual e sem pressão. O ideial é apresentá-los de forma divertida e atraente, usando formas e cores para tornar os pratos mais interessantes.
“Ofereça pequenas porções de novos alimentos ao lado de alimentos “seguros” ou seja, os que a criança ama. Deixe a criança participar da escolha dos novos alimentos. Leve-a ao mercado e permita que ela escolha um novo vegetal ou fruta para experimentar, por exemplo”, explica Olga.
Crianças na cozinha
Uma outra alternativa é trazer a criança para cozinha, para que ela realize tarefas simples e seguras como lavar vegetais, misturar ingredientes ou montar pratos.
Escolha receitas atraentes e fáceis de preparar como sanduíches divertidos, mousses a base de banana e cacau em pó, cupcakes, panquecas. É possível usar esse tempo de preparação para falar sobre os alimentos da receita.
“Transforme a preparação de alimentos em uma tradição familiar divertida. Cozinhar juntos pode se tornar uma atividade especial que as crianças aguardam ansiosamente”.
Panqueca de banana com mel e morangos, feito por Gabriela Donato, de 6 anos, e a mãe Nathalia Donato
Mariane Rossi/G1
Receitas
A nutricionista separou duas receitas, uma salgada e outra doce, que podem ser feitas para as crianças e com a ajuda delas durante as férias escolares. Veja abaixo:
Pão de queijo rápido
Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de massa de tapioca
1 xícara de queijo mussarela
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de semente de chia
sal a gosto
Modo de preparo: Deixei a chia hidratando em 3 colheres de sopa de água e reserve. Misture o ovo e a tapioca em um recipiente, depois adicione o queijo e os demais ingredientes. Leve a massa para forminhas de cupcake. Na air fryer deixe por 15 minutos a 180° e depois mais 5 min a 200°C. Pode ser congelado para consumo posterior.
Panqueca de banana
Panqueca de banana
Ingredientes
1 banana madura amassada
1 ovo grande
2 colheres de sopa da farinha de sua preferência (de aveia, de amêndoas, coco, etc…)
1 colher de leite em pó (opcional)
1 colher de chá de fermento em pó (opcional, deixa a panqueca mais fofa e alta)
Canela em pó a gosto (opcional)
Modo de preparo: Bata bem o ovo para não ficar com gosto, amasse a banana e misture todos os ingredientes. Coloque uma porção de massa em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Quando a massa estiver aparentando mais seca nas bordas, vire com a ajuda de uma espátula. Deixe no fogo até dourar o segundo lado. Sirva. Obs: Se a banana estiver bem madura vai estar doce o suficiente para não precisar de açúcar, caso contrário, pode adicionar uma colher pequena de açúcar.
g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.