Você respeita a faixa de pedestre? Comportamento se torna Patrimônio Cultural Imaterial do DF


Decisão aconteceu de forma unânime pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural nesta sexta-feira (19). Título busca reforçar e proteger cultura de respeito no trânsito. Homem atravessando faixa de pedestre.
Ana Volpe/Agência Senado
O respeito à faixa de pedestres se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. A decisão aconteceu de forma unânime pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) na manhã desta sexta-feira (19). 🤚🚗
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A ideia de tornar o respeito à faixa um patrimônio imaterial busca reforçar e proteger essa cultura. Dados do Dentran mostram que, entre janeiro e junho deste ano, o Distrito Federal registrou mais de 4 mil autuações de motoristas que desrespeitaram a faixa de pedestre. Esse número é 11% maior que o registrado no mesmo período de 2023.
Campanha dos anos 90
Respeito à faixa de pedestres pode virar Patrimônio Cultural Imaterial do DF
A campanha de respeito à faixa de pedestres foi realizada na capital entre 1996 e 1997, pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Polícia Militar.
“O respeito à faixa de pedestre transcendeu ao mero cumprimento da lei de trânsito, tornando-se algo tácito e implícito”, diz Adriana Modesto, especialista em transportes.
O movimento, conhecido como “Paz pelo Trânsito”, mobilizou a população do DF e se tornou modelo nacional.
LEIA TAMBÉM:
INFRAÇÃO GRAVE: crianças se penduram em caçamba de Kombi em movimento no DF
SUSTO NA DIREÇÃO: cratera se abre no meio da pista e ‘engole’ carro no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.