Crianças de 6 e 8 anos morrem vítimas de dengue e chikungunya no Agreste


Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os casos foram registrados nas cidades de Terezinha e Águas Belas. Este foi o primeiro caso de chikungunya confirmado em 2024 no estado. Mosquito Aedes aegypti transmite vírus que provocam dengue, zika e chikungunya
Reprodução/TV Globo
A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a morte de duas crianças que foram provocadas pelo vírus da dengue e da chikungunya. As vítimas moravam em Terezinha e Águas Belas, no Agreste do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru e região no WhatsApp
O boletim divulgado pela secretaria de saúde na última quarta-feira (17), mostra que a menina que morreu vítima de dengue tinha 6 anos e apresentou sintomas de febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, palidez, sonolência e desidratação. A morte foi registrada em Garanhuns, no dia 3 de março. A vítima não tinha nenhum tipo de comorbidades.
Também foi confirmado o primeiro óbito deste ano por chikungunya no estado. A garota de 8 anos morava em Águas Belas e morreu no Recife no último dia 2 de junho. A criança tinha Dermatopolimiosite e apresentou sintomas de febre, cefaleia, náusea, dor articular, mialgia, dorretroorbitária, cansaço, dor abdominal intensa, vômitos, sonolência, irritabilidade.
Arboviroses em PE
Casos confirmados de Febre do Oropouche em PE passam de 13 para 72
O novo levantamento aponta 27.276 casos prováveis de dengue, Chikungunya e Oropouche, em Pernambuco. Foram confirmados 6.892 casos de dengue, sendo 119 casos graves. Até a Semana Epidemiológica 28, foram confirmados 10 óbitos em Pernambuco, sendo 9 para dengue e 1 para Chikungunya, o primeiro registrado este ano.
Para a Febre Oropouche, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) confirmou mais 59 casos na última terça-feira (16). Com a nova rodada de exames positivos, o estado passa a registrar 72 casos da febre.
O vírus Oropouche isolado foi identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos:
Jaqueira
Pombos
Palmares
Água Preta
Moreno
Xexéu
Maraial
Cabo de Santo Agostinho
Rio Formoso
Timbaúba
Itamaracá
Jaboatão dos Guararapes
Catende
Camaragibe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.