Em clima de sexta-feira 13, conheça seis animais macabros que parecem ter saído de filmes

A sexta-feira 13 é um dia temido por muitas pessoas, especialmente as supersticiosas. Mas também é uma data em que filmes de terror ficam em alta, procurado por fãs do gênero que gostam de celebrar o dia com bons sustos. Na vida real, alguns “monstros” de aparência macabra podem ser encontrados na natureza.

Sexta-feira 13: foto de uma lampreia, animal marinho de aparência assustadora

Em clima de sexta-feira 13, conheça seis animais macabros que parecem ter saído de um filme de – Foto: Istock/Reprodução ND

Animais macabros que seriam “monstros” em filmes de terror

Tubarão-duende

Descoberto no final de 1890, esta espécie dificilmente é encontrada, já que habita as profundezas oceânicas do pacífico, índico e atlântico. Alguns desses animais, considerados um dos mais antigos tubarões da história, já chegaram a ser vistos a 1.200 metros de profundidade.

Sexta-feira 13: foto de um tubarão-duende, animal marinho de aparência assustadora

Tubarão-duende é uma das espécies mais antigas da história – Foto: Smithsonian Ocean Portal/Reprodução ND

Toupeira-nariz-de-estrela

Esta é a única espécie viva do gênero Condylura. Nativa da América do Norte, esse animal pode ser encontrado em diferentes habitats, mas prefere especialmente o solo úmido, podendo construir túneis com vários metros de comprimento, os quais podem até mesmo se abrir em riachos ou lagos.

Sexta-feira 13: foto de uma topeira, animal terrestre de aparência assustadora

Espécie possui aparência incomum e assustadora, com grandes unhas nas mãos – Foto: Kenneth Catania/Reprodução ND

Peixe-leão

Originários do Indo-Pacífico, esses animais são encontrados geralmente em regiões de recife. Espécie carnívora, o peixe-leão é considerado muito voraz, com espinhos capazes de projetar veneno em seus predadores. Em humanos, a toxina pode provocar dor, náusea e até convulsão.

Sexta-feira 13: foto de um peixe-leão, animal marinho de aparência assustadora

Além de aparência assustadora, o peixe-leão também apresenta riscos aos humanos – Foto: Joel Sartore/National Geographic/Reprodução ND

Lampreia

Essa espécie pode até mesmo ser considerada um “vampiro” dos mares. As lampreias possuem cerca de 30 cm de comprimento, sendo parecidas com uma enguia. A boca do animal tem formato de disco, repleta de dentes de queratina, utilizados para penetrar na pele de suas presas e retirar o sangue, fluídos corporais e tecidos.

Sexta-feira 13: foto de uma lampreia, animal marinho de aparência assustadora

Animal marinho possui dentes afiados em boca em formato de disco – Foto: Shutterstock/Reprodução ND

Diabo-espinhoso

Espécie de lagarto da Austrália, o diabo-espinhoso tem aparência estranha, com espinhos por todo o corpo e espécies de chifres em cima da cabeça. Apesar de assustador, o animal se alimenta apenas de formigas no deserto, sendo um dos poucos animais no mundo que conseguem viver sem água.

Foto de um lagarto do deserto, animal terrestre de aparência assustadora

Espécie de lagarto possui chifres na cabeça e corto cheio de espinhos – Foto: Stu’s Images/Wikimedia Commons/Reprodução ND

Moreia

Existem mais de 200 espécies de moreias e a maior delas alcança impressionantes 4 metros de comprimento. Esses animais habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico. Sua aparência assustadora impressiona, com dentes super afiados que espantam até mesmo outros animais marinhos.

Foto de uma moreia, animal marinho de aparência assustadora

Com dentes afiados e rosto assustador, moreias são facilmente um dos animais que renderiam filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 – Foto: AdobeStock/Reprodução ND

Sexta-feira 13 e as superstições

A sexta-feira 13 é uma data que desperta curiosidade e superstição em várias culturas ao redor do mundo. Segundo o astrólogo João Bidu, a fama deste dia remonta ao século XX, quando, em 1907, um dos primeiros veículos a reconhecer as superstições ligadas à data foi o New York Times.

Porém, engana-se quem pensa que a sexta-feira 13 é uma crença exclusivamente brasileira. Nos países de língua hispânica e até na Grécia, essa data também é cercada de precauções e, em muitos casos, temor.

João Bidu comenta que, enquanto algumas pessoas sentem receio desse dia, outras simplesmente o encaram como mais uma data do calendário. Para alguns, o dia pode até trazer lembranças de grandes conquistas e momentos positivos. Confira as dicas para quem deseja atrair sorte na sexta-feira 13.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.