IA é usada por médicos em centro de saúde de Alagoas para ajudar no diagnóstico rápido de doenças


Ferramenta está sendo aplicada em Canapi, no Sertão alagoano, para pacientes do SUS. Centro oferece serviços de telemedicina, proporcionando acesso à saúde especializada e zerando filas. Telemedicina proporciona atendimentos com médicos de várias especialidades
Divulgação
Diagnósticos rápidos e mais precisos. Médicos do Centro de Saúde da cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas, já estão incorporando a Inteligência Artificial (IA) aos procedimentos do dia a dia para garantir avanços na área da saúde aos pacientes do SUS.
Com o nome de “Lívia”, a Inteligência Artificial atua como uma ferramenta de suporte aos médicos do município, que passam por uma capacitação para operar a ferramenta de forma mais precisa. Hoje, seis médicos já fazem atendimento com o auxílio da IA no município.
Ao g1 AL, o gestor do centro de saúde da Canapi, explicou que foi necessária uma capacitação e que mais médicos do centro devem aderir à ferramenta até outubro.
“Acredito que a tecnologia é hoje uma grande aliada. É uma ousadia nossa levar a um lugar remoto uma tecnologia de alta qualidade, e que ela seja disponível para todos. A Inteligência Artificial vem para transformar, para apoiar o médico em suas decisões e tudo isso de forma muito rápida e precisa”, disse Aerton Limeira.
Em Canapi, pacientes passam por teleatendimento em sala de centro de saúde com horário agendado
Arquivo pessoal
Muitos centros de saúde hoje no Brasil já utilizam a Inteligência Artificial. Por conta do aumento do número de médicos que aderiram ao uso da ferramenta, o Conselho Federal de Medicina iniciou esse ano uma pesquisa para entender como a IA está sendo usada na prática médica e os impactos que ela causa.
A cidade de Canapi, por exemplo, se inspirou no Programa Sus Digital, do Governo Federal, e foi buscar em startups brasileiras formas de aplicar a tecnologia dentro da medicina.
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O centro de saúde do município alagoano conta também com um modelo de compartilhamento de prontuários de pacientes que passam pela emergência, de modo que qualquer médico possa acessar o histórico de saúde desse paciente.
Em entrevista ao g1 AL, o assessor internacional do Ministério das Comunicações do Governo Federal, Jeferson Nacif, ressaltou a importância de apostar em novas tecnologias para aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde.
“Esse é mais um fenômeno da transformação digital, que atinge todos os setores. É muito bom saber que o estado de Alagoas está fazendo o seu dever de casa e está utilizando das ferramentas de digitalização para melhorar os serviços de saúde. Isso facilita muito utilizando dados, a telemedicina, a interiorização dos bons serviços médicos”.
Vantagens e desafios
A telemedicina já é aplicada em Canapi há dois anos, inicialmente em duas especialidades, cardiologia e endocrinologia. Hoje os moradores da cidade conseguem agendar consulta com médicos de outras cidades pelo SUS e com a vantagem de não ter que enfrentar longas filas de espera.
“A gente não tinha esse tipo de atendimento aqui. Antes era um clínico geral para tudo, hoje tem várias especialidades e o atendimento é online, muito bom. Agora temos uma Canapi grande, mais evoluída”, disse Cleide Paulino.
Apesar das vantagens, ainda existe a barreira cultural a ser ultrapassada. Há quem resista a ideia de teleatendimento.
“É um trabalho de convencimento, no início existe sim uma resistência. Mas basta fazer uma vez para ter 100% de aceitação. É uma facilidade muito grande. Antes a cidade não contava nem com um cardiologista, hoje os moradores daqui conseguem ter vários especialistas, não precisam passar o dia esperando por uma consulta. Mas, mesmo assim, tem que resista”, disse.
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