Volkswagen traz o Golf GTI ao Brasil, para mostra no Rock in Rio

Hatch médio volta ao país na oitava geração, com novo visual e motor que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (11) a oitava geração do hatch médio Golf, modelo que tinha sido aposentado no Brasil em 2020. A trazida para o Brasil, em comemoração aos 50 anos do modelo, é a GTI, de valor mais alto, mas que vem com apelo esportivo e motor de 265 cv.
O motor continua sendo o 2.0 turbo movido a gasolina em versão atualizada capaz de entregar 265 cv e 37,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. Segundo informações da Volkswagen, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.
Por fora, o que chama a atenção é o logo GTI cravado na lateral e na tampa traseira. O conjunto óptico de faróis e lanternas são totalmente novos e são iluminados por LEDs. A coluna C mais grossa, o que sempre caracterizou o modelo desde seu lançamento em 1974, continua no DNA da oitava geração.
No interior, material nobre no acabamento, costuras vermelhas e até iluminação interna personalizável. A central multimídia é nova e tem 10,4 polegadas quando vem equipada de série — há ainda uma tela opcional de 12,9 polegadas.
A oitava geração do Golf que presente no Rock in Rio é a mesma vendida no restante do mundo.
Apesar de não ter venda confirmada no Brasil, é de se esperar que o preço do hatch alemão não gravite na sua antiga faixa, mas que seja equivalente ao de um nicho muito mais exclusivo, como o do Toyota CR Corolla (R$ 416.990 ou R$ R$ 461.990), do Honda Type R (R$ 429.900).
Não que o valor seja acessível, pelo contrário. Mas já seria melhor do que competir com o Mercedes-AMG Classe A, que custa R$ 600.900,00.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.