Posso comer alimento que caiu no chão? Saiba se a regra dos cincos segundos é real


Biomédica responde dúvidas sobre contaminação de alimentos. Saiba se há cômodos onde risco de contágio é menor. ‘Regra dos 5 segundos’: Especialista revela se pode comer alimentos após eles caírem
Existe uma crença popular de que alimentos que caem no chão e são recolhidos antes de completar cinco segundos não se contaminam. Mas, essa não é uma regra real, de acordo com a biomédica Jullyanna Pitaluga (vídeo acima). A especialista explicou que o alimento começa a se contaminar no instante em que cai no piso e deve ser descartado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em entrevista à TV Anhanguera, Jullyanna explicou que, quanto mais tempo o alimento permanecer no chão, mais ele irá se contaminar.
“O que temos que entender é que nem todas as bactérias dali vão causar mal para a gente”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Criança passa mal após comer lagartixa frita oferecida pela madrasta, diz polícia
Turista diz que família teve intoxicação alimentar após comer em restaurante de resort em Rio Quente
A biomédica esclareceu ainda que a contaminação pode acontecer em todos os cômodos da casa, mas que em ambientes de grande circulação, o contágio pode ser mais rápido.
“Acabamos levando mais sujeira para os lugares onde andamos mais, como cozinha e banheiro. Nesses locais, a contaminação do alimento pode ser ainda mais rápida”, orientou.
Especialista comenta “regra dos 5 segundos” para alimentos que caem no chão, em Goiás
Reprodução / TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.