Entenda por que os termômetros de rua mostram temperaturas diferentes das medições oficiais


Os famosos termômetros de Campos do Jordão (SP), por exemplo, chegam a apresentar até 5°C de diferença das medições oficiais, mas isso não significa que eles estejam errados. Ponto com termômetro é parada para selfies e fotos na entrada de Campos do Jordão
Tiago Bezerra
Um dos principais alvos das fotografias e vídeos dos turistas que visitam Campos do Jordão são os famosos termômetros da cidade, conhecida pelo frio e muito procurada por visitantes de todo o país nesta época do ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a empresa responsável pela manutenção dos termômetros, a cidade conta atualmente com 24 equipamentos, que estão espalhados pela avenida principal e pelo Capivari.
Embora sejam uma atração, os termômetros de Campos do Jordão chamam a atenção dos turistas também por outro fator – muitas vezes, eles mostram índices de temperaturas diferentes das medições oficiais.
Imagem de arquivo – Com geada, Campos do Jordão (SP) registra 1,1°C e bate recorde de frio na abertura do Corpus Christi
Sandra Mara
Em alguns casos, a diferença das temperaturas registradas nos termômetros do município chega a ser de até 5°C para a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além disso, os termômetros de diversas outras cidades – como São Paulo, por exemplo – também costumam mostrar temperaturas diferentes das consideradas oficiais.
Por que isso acontece?
Ao g1, o Inmet explicou que conta com dois tipos de estações metrológicas: as convencionais e as automáticas. As duas têm algumas diferenças, mas uma grande semelhança: são muito rigorosos.
“Os termômetros das estações convencionais seguem a orientação da Organização Mundial de Meteorologia, ou seja, estão num abrigo meteorológico, protegidos da radiação solar direta e os ventos passam por frestas. Assim a temperatura do ar é mais fidedigna”, disse o Inmet.
“O Inmet também tem estações automáticas, em que os sensores não estão expostos diretamente à luz solar e a ventilação é mais adequada, longe da superfície que influenciará na temperatura. A manutenção e calibração garantem maior precisão”, completou o instituto.
A grande questão é que os termômetros de rua não são tão rigorosos e, portanto, são mais suscetíveis a uma série de fatores que pode influenciar na medição da temperatura.
“Os termômetros de rua variam nos tipos de sensores (mercúrio ou resistência, por exemplo), não possuem uma manutenção tão rigorosa e normalmente estão expostos diretamente à radiação solar, perto de construções e pavimentos asfálticos ou de concreto”, explica Pedro Camarinha, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
“Fora que os equipamentos podem estar em uma altura não muito adequada. Isto faz com que as temperaturas medidas sejam diferentes das estações meteorológicas, que seguem um rigoroso padrão.”
A diferença das medições, portanto, acontece por uma série de fatores. Além das citadas pelo especialista, o fato dos termômetros de rua estarem sujeitos a danos e vandalismo também pode interferir.
Imagem de arquivo – Termômetro no portal de Campos do Jordão marcou 2ºC.
Reprodução
Termômetros de Campos do Jordão
De acordo com o coordenador de manutenção dos termômetros de Campos do Jordão, Laércio Corrêa, os equipamentos da cidade contam com um sensor na parte externa, que basicamente registra a sensação térmica do local onde estão instalados.
“Algumas peças estão próximas de rios e vegetações, onde é mais frio. O portal da cidade, onde fica um dos termômetros mais famosos, é um local muito aberto e bem frio”, pontua.
Ele garante que as temperaturas registradas nos termômetros da cidade não são uma jogada de marketing.
“Mesmo que a gente quisesse, não conseguiria mudar a temperatura. O sensor de cada equipamento faz a medição e joga direito no letreiro. Não conseguimos mudar isso”, conclui.
Com mínima de 3,5°C, Campos do Jordão registra geada pelo terceiro dia seguido
Sandra Mara
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.