Conheça o perfil de eleitores de Donald Trump

O evento foi organizado para 50 mil pessoas nos quatro dias de convenção – 2,5 mil são delegados que representam o partido nos 50 estados e em territórios. Mas a maioria é de pessoas comuns. Convenção Republicana reúne eleitores de Donald Trump
Além de discursos dos políticos mais importantes do Partido Republicano, a convenção tem também a participação de milhares de pessoas comuns de várias cidades dos Estados Unidos. Os correspondentes Ismar Madeira e Daniel Silva Pinto mostram quem são os eleitores de Donald Trump.
Foram quatro dias no entorno da arena da convenção: filas, revistas e longas caminhadas debaixo de sol. Para a Diana, nenhum sacrifício. Ela queria muito estar lá. Diz que Trump vai salvar o país. No caminho, os souvenirs que representam o sentimento destes eleitores.
“Acreditamos 100% em Trump para fazer a América grande de novo”, diz uma eleitora.
Antes do atentado a Trump, uma das fotos mais vendidas em camisetas era a que ele tirou na polícia quando foi indiciado por tentar reverter o resultado da eleição de 2020, no estado da Geórgia. Agora, a mais procurada é a do momento em que ele é retirado do comício, depois do atentado, na Pensilvânia.
Elizabeth diz que comprou oito para os sobrinhos que são apoiadores de Trump. Pagou mais de US$ 400 – o equivalente a mais de R$ 2 mil. Achou caro, mas aproveitou a situação para elogiar o candidato republicano.
“Isso é o que Trump representa: ser um empreendedor, ter sucesso. Tornar a América grande de novo começa pela economia, e é isso que estas pessoas estão fazendo”, afirma.
O evento foi organizado para 50 mil pessoas nos quatro dias de convenção – 2,5 mil são delegados que representam o partido nos 50 estados e em territórios. Mas a maioria é de pessoas comuns, que foram para ouvir os discursos e apoiar Donald Trump.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre atentado contra Trump
Donna é de Miami, a 2,4 mil km, para ser voluntária. Aposentada, ela quer ajudar a campanha como puder.
“Eu acredito em tudo que ele defende. Nós precisamos de um país mais forte”.
Josh diz que vota em Trump porque ele é pró-família. Luis não apoia propostas radicais contra imigrantes, acha que é preciso ter compaixão. Mas quer mais controle na fronteira. Cristine também não concorda com todas as propostas do ex-presidente. Mas acredita que Trump pode fazer algo pela economia e por isso vota nele. Ella, de 19 anos, é do Tennessee, e explica:
“Voto em Trump porque economicamente, moralmente e socialmente, ele tem tudo que eu apoio”, diz.
Na arena, os apoiadores se unem em coro. Holly acha que o país estava melhor quando Trump era presidente. Reclama que a gasolina está cara e das guerras na Ucrânia e Oriente Médio. Ela mostra, orgulhosa, as fotos da família. Perguntada se tem algum democrata, o partido rival, ela diz que a mãe dela é – e não é a única.
“Meu enteado e a família dele são republicanos. Já minha enteada e a família dela são democratas”, conta.
No país dividido politicamente, a família dela é quase uma exceção na base eleitoral. E ela tem orgulho disso.
“Nós temos uma boa relação. Debatemos, mas amigavelmente. Nós não xingamos uns aos outros. Só debatemos os assuntos”.
LEIA TAMBÉM
Congresso americano intima diretora do Serviço Secreto a dar explicações sobre segurança de Trump no dia do atentado
Trump ganha apoio dos ex-rivais Nikki Haley e Ron DeSantis
Aumenta a pressão no Partido Democrata para que Biden abra mão da candidatura
Adicionar aos favoritos o Link permanente.