Alunos do IFSP de São João da Boa Vista estão impedidos de participar de Provão Paulista Seriado


Inscrições foram indeferidas pois alunos ficaram impossibilitados de fazer prova no ano passado realizada unicamente em São Paulo (SP). Alunos do IFSP são impedidos de participar de Provão Paulista em São João da Boa Vista
Estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de São João da Boa Vista (SP) estão impedidos de participar do Provão Paulista Seriado neste ano. A inscrição da maioria dos alunos foi indeferida, pois muitos ficaram impossibilitados de fazer a prova em 2023, realizada unicamente em São Paulo (SP).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Caso o aluno não tenha feito uma avaliação, ele não consegue participar mais do processo seletivo. As provas são acumulativas e aplicadas anualmente, do 1º ano do ensino médio até o 4º ano do IFSP (curso técnico), totalizando quatro anos consecutivos.
Os estudantes alegam que o edital do Provão divulgou o local da prova em cima da hora, o que inviabilizou a ida de muitos alunos até a capital, além da distância.
LEIA MAIS
Queimadas: Nove parques florestais e unidades de conservação da região são fechados pelo risco de incêndios
Educação: UFSCar adota CadÚnico para reservas de vagas em 2025; veja como se cadastrar
Trânsito: Novos radares fixos começam a operar na SP-318 e SP-255; veja locais e limites de velocidade
O provão foi criado a ajudar alunos do ensino médio de escolas públicas a conseguirem vagas através de cotas nas universidades públicas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
IFSP São João da Boa Vista
Divulgação
Neste ano, além da Capital, a prova será aplicada também em Araçatuba (SP), Campinas (SP), Itapetininga (SP) e Ribeirão Preto (SP).
As inscrições vão até o dia 9 de agosto no site da Vunesp e acontecem nos dias 30 e 31 de outubro para o 3º ano do ensino médio e nos dias 11 e 12 de novembro para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.
Sonho adiado
Um dos problemas é que grande parte dos estudantes são do 3º e 4º ano do IFSP e estão impedidos de realizar a prova em 2024. Desta forma, não terão mais oportunidades de tentar a vaga pelo Provão Paulista e para muitos, isso pode significar o fim do sonho de entrar em uma universidade pública.
É o caso da estudante Letícia Ferreira Romão, que está revoltada com a situação. “Foi um choque porque é uma oportunidade muito grande de conseguir estudar numa faculdade pública e de qualidade, e é como se tudo caísse por terra”, comentou.
A estudante Giovana Ferraz Pereira contou que espera reunir outros estudantes para pressionar por solução. “É muito importante ter essa uma chance para a gente ter essa porta de entrada para o nosso futuro”, disse.
Já a estudante Maria Clara Cardoso comentou sobre sensação de impotência com o caso. Ela é um exemplo de quem está no 3º ano e não vai conseguir fazer mais a prova.
“A gente acaba se sentindo muito impotente também descontente com tudo. É uma maneira de conseguir entrar, por exemplo, em uma Unicamp, uma Unesp ou USP. Agora por conta desses incidentes, talvez a gente não consiga entrar”, lamentou.
Abaixo assinado
O diretor da IFSP de São João da Boa Vista, Diego Vicente acompanha a saga desses alunos e a luta para conseguir fazer a prova.
“Nós estamos desde o ano passado acompanhando a situação dos alunos nessa luta em conseguir serem aceitos para fazer essa prova que inclusive consta nos editais da própria Secretaria de Educação de São Paulo. No passado nós tivemos esse problema onde o único polo foi na grande São Paulo, com alguns câmpus com distancia de até 700 km, o que inviabiliza o deslocamento. Para este ano foram inclusos outros polos mais próximos como Campinas e Ribeirão Preto, e os estudantes estavam dispostos a se deslocar até esses locais”, comentou.
O diretor disse que a reitoria tem atuado com ofícios e agendas de reuniões para tentar resolver a situação junto a outros Institutos Federais e jovens que passam pela mesma situação na rede pública.
“Os estudantes estão realizando um espécie de abaixo assinado, e fica aqui o nosso apelo para que se alguém quiser ajudar com alguma ação solidária entre em contato com o campus. Precisamos rever essa situação para garantir esse direito dele que está claro nos editais da Secretaria de Educação de São Paulo” , disse.
O que disse a Seduc
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) informou que em 2023, ano de implementação do Provão Paulista Seriado, as provas aos estudantes vinculados a outros entes federativos foram aplicadas na capital.
“Para 2024, em atendimento à solicitação do ministério público de São Paulo, foi realizado um alinhamento com a direção do IFSP para que as provas a esse público fossem aplicadas em 5 (cinco) cidades no estado, localizadas estrategicamente, de forma que os estudantes pudessem realizar a avaliação em cidades mais próximas. Nesse sentido, para 2024, as provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto, melhor atendendo aos estudantes do interior do estado que, no momento da inscrição, puderam optar por uma dessas localidades”, disse.
Porém, os alunos que tiveram prejuízo estão ainda sem direcionamento ou solução.
Reveja vídeos da EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.