Instituto Pacto Contra a Fome lança campanha nacional para combater desperdício de alimentos


O objetivo é ajudar a mudar a realidade de milhões de brasileiros que não têm o que comer. O Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo. Instituto Pacto Contra a Fome lança campanha nacional para combater desperdício de alimentos
Jornal Nacional/ Reprodução
O Instituto Pacto Contra a Fome lançou nesta terça-feira (3) uma campanha nacional para combater o desperdício de alimentos e ajudar milhões de brasileiros que não têm o que comer.
Em todo fim de feira, o problema aparece.
“Chega no fim da feira, aqui tem um monte de… Às vezes, tem um monte de fruta jogada fora, legumes, verduras”, conta o feirante Ourides Barbosa.
É como se o Brasil fosse uma grande feira. Estamos entre os cinco maiores produtores de alimentos do mundo. Produzimos cerca de 161 milhões de toneladas de comida todo ano. O outro lado dessa história conta que somos o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo. Da plantação à mesa, jogamos fora 55 milhões de toneladas de comida por ano. Não dá para fechar os olhos para uma contradição como essa.
O trajeto do desperdício começa na lavoura, passa pelo transporte dos produtos, pelas indústrias e centrais de abastecimento, mercados, restaurantes, e pelo consumidor. Projetos sociais que tentam mudar essa realidade pegam o que comerciantes descartariam mas ainda está bom para consumo e alimentam crianças e adolescentes. As cozinheiras são treinadas para usar tudo o que chega de doação.
“Eu aprendi a aproveitar as cascas, as sementes. Então, nada se joga fora. Aí eles falam: ‘Nossa, eu gostei muito. Vou falar com a minha mãe para fazer’. Então, é muito gratificante isso”, diz a cozinheira Cristina de Amorim.
O movimento Pacto Contra a Fome lançou um guia com dicas para que todo alimento que possa matar a fome de alguém não acabe no lixo
Jornal Nacional/ Reprodução
E nutricionistas ensinam receitas que aproveitam até a parte branca da melancia.
“A gente consegue aumentar o valor nutricional da refeição que é preparada, e também a gente consegue aumentar o volume das refeições que são produzidas. Então, nada vai para o lixo”, afirma Natália Rodrigues, nutricionista da ONG Banco de Alimentos.
Quase 9 milhões de brasileiros passam fome. Estatística que o Instituto Pacto Contra a Fome, que reúne representantes de todos os setores, pretende zerar.
“O governo tem um papel fundamental na elaboração de políticas públicas que reduzam o desperdício desde o campo até o consumidor. Hoje, o desperdício custa muito caro para as empresas. E o que a gente está tentando mostrar é que existem caminhos para que você, por exemplo, redistribua esse alimento, reduza o seu custo com a quebra e com a perda. E, além disso, o indivíduo nesse processo de transformação sistêmica puxando todos esses atores para uma responsabilidade compartilhada”, diz Maria Siqueira, cofundadora e diretora do Pacto Contra a Fome.
O movimento lançou um guia com dicas para que todo alimento que possa matar a fome de alguém não acabe no lixo.
LEIA TAMBÉM
Mais de 1 bilhão de refeições vão parar no lixo diariamente no mundo; número é maior que o de pessoas que passam fome
Boas práticas ajudam a reduzir lixo e o desperdício de alimentos; conheça
Adicionar aos favoritos o Link permanente.