Cmei e escola de Goiânia suspendem aulas por causa de fumaça


Cmei explicou que objetivo foi garantir a saúde e o bem-estar das crianças e servidores. Ao g1, escola explicou que alunos chegaram a passar mal. Goiânia amanhace com fumaça causada por dois focos de incêndio
Reprodução/Michel Gomes
Um Centro Municipal Educação Infantil (Cmei) e uma escola de Goiânia suspenderam as aulas por causa da fumaça que encobriu o céu da capital nesta segunda-feira (2). Ao g1, o colégio explicou que alguns alunos se queixaram sobre irritação nos olhos e desconforto respiratório. Veja as unidades e o período de suspensão:
Centro Municipal Educação Infantil (Cmei), na Vila Redenção – suspensão integral do dia;
Colégio Estadual da Polícia Militar – Hugo de Carvalho Ramos, localizado no Jardim Goiás, Avenida E – suspensão apenas do período matutino.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em nota, a Secretaria Municipal de Estudação e Esporte (SME) explicou que a suspensão no Cmei teve o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar das crianças e servidores. Já o Comando de Ensino da PMGO explicou que as aulas suspensas vão ser repostas conforme a adequação do calendário escolas (veja as notas na íntegra ao final da reportagem).
O g1 questionou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) se outras escolas estaduais também suspenderam as aulas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
VEJA VÍDEO: Goiânia tem bairros encobertos por fumaça por causa de incêndios
Incêndios e mudança no fluxo dos ventos: entenda motivo da nuvem de fumaça em Goiás
Nuvem de fumaça encobre quase todo o estado de Goiás, diz Cimehgo
Colégio Estadual da Polícia Militar – Unidade Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia
Reprodução/Redes Sociais
Nuvem de fumaça
Mais uma vez diversos bairros de Goiânia amanheceram encobertos por fumaça na manhã desta segunda-feira (2). Ao g1, o Corpo de Bombeiros explicou que um incêndio atingiu uma vegetação às margens da BR-153 e no Jardim Botânico.
A equipe informou que esse fogo já dura cinco dias, está controlado, mas ainda há muita fumaça na região.
O estado de Goiás registrou um aumento de 35,84% de incêndios em agosto em relação ao mesmo mês de 2023. Em 2024, foram 7.862 incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, desses 2.489 aconteceram em agosto.
Nota da SME na íntegra:
“Em virtude da queimada que afetou vegetação às margens da BR-153 e do Jardim Botânico, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que, para garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças e servidores do Centro Municipal Educação Infantil (Cmei) Vila Redenção, a direção decidiu suspender as atividades escolares na manhã desta segunda-feira, (02/09).
A decisão foi tomada após a confirmação de níveis elevados de fumaça no ambiente, o que pode representar riscos à saúde, especialmente para crianças e pessoas com condições respiratórias pré-existentes. O monitoramento da situação será constante e novas atualizações serão fornecidas conforme a evolução do cenário.
A SME encaminhou protocolo de segurança para as unidades educacionais no início de agosto, sobre a prevenção e cuidados durante o período de baixa umidade. Entre as orientações estão: que os pais e responsáveis acompanhem as orientações de saúde pública e garantam que seus filhos: levam a própria garrafa de água para a instituição e usem roupas leves e claras.
Cabe as instituições manter os ambientes internos bem ventilados e evitar que as atividades físicas exijam grandes esforço e exposição solar. Além disso o cardápio da rede municipal, que é desenvolvido por nutricionistas foi adaptado com alimentos de fácil digestão e inclusão de mais frutas e líquidos.”
Nota do Comando de Ensino da PMGO na íntegra:
“Informamos que, devido à quantidade de fumaça causada por queimadas na região, foi necessário suspender as aulas no período matutino, no Colégio Estadual da Polícia Militar – Unidade Hugo de Carvalho Ramos, localizado na Avenida E, Jardim Goiás. A decisão foi tomada em resposta a queixas de alguns alunos sobre irritação nos olhos e desconforto respiratório.
Ressaltamos que a suspensão das aulas visa garantir a saúde e o bem-estar dos nossos alunos. Informamos que não haverá prejuízo pedagógico, pois as aulas de hoje serão repostas conforme a adequação do calendário escolar.”
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.