Parques Estaduais no Oeste Paulista fecham temporariamente para visitação devido ao alto risco de incêndio na região


Unidades de conservação do Aguapeí, Morro do Diabo e Rio do Peixe não receberão visitas até dia 12 de setembro. Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP), está fechado para visitação devido ao alto risco de incêndios
Semil
Três Parques Estaduais (PEs) localizados no Oeste Paulista estão fechados para visitação de forma emergencial devido ao alto risco de incêndios florestais. A medida foi tomada neste domingo (1º) pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O fechamento já está em vigor e seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
Ao todo, 80 unidades de conservação foram fechadas na região metropolitana e interior do Estado. Do total, três estão localizadas no Oeste Paulista, sendo elas:
PE Aguapeí, em São João do Pau d’Alho (SP), Monte Castelo (SP) e Junqueirópolis (SP);
PE Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP); e
PE Rio do Peixe, em Ouro Verde (SP), Dracena (SP), Presidente Venceslau (SP) e Piquerobi (SP).
Conforme a Fundação, a decisão do fechamento foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes, quanto às áreas de preservação.
O encerramento provisório da visitação também tem como objetivo direcionar a atuação focada das equipes nas ações de prevenção e monitoramento territorial, combate aos incêndios florestais e auxílio às comunidades do entorno.
PE Rio do Peixe constitui o Pantaninho Paulista, que abriga um dos rios mais limpos de São Paulo
Globo Repórter/ Reprodução
Alerta de risco de incêndios
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na última quinta-feira (29) para o risco elevado de incêndios em quase todo o Estado nos próximos dias. Com a alta nas temperaturas e a baixa umidade do ar, as chances de queimadas aumentam.
Os órgãos estaduais recomendam atenção redobrada a medidas preventivas como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro no entorno de rodovias, não realizar limpeza de área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
A Defesa Civil ainda orienta que as denúncias de incêndios criminosos sejam feitas pelos telefones 181 e 190.
Parque Estadual do Aguapeí
Fundação Florestal
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.