Câmera flagra ‘passeio’ de bando de quatis em reserva natural do litoral de SP


Aproximadamente dez animais foram vistos em riacho de Bertioga (SP). Câmera flagra ‘passeio’ de bando de quatis em reserva natural
Um bando de quatis (Nasua nasua) foi flagrado por câmeras de monitoramento atravessando um riacho em uma reserva natural de Bertioga, no litoral de São Paulo. O vídeo, obtido pelo g1 nesta quinta-feira (18), mostra a movimentação de aproximadamente dez animais (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O flagrante ocorreu na Reserva Natural Sesc Bertioga, formada por floresta alta de restinga com mais de 600 espécies da flora e fauna. O local conta com câmeras ligadas em toda a extensão desde 2016.
Nas imagens, os quatis aparecem pulando um trecho com água de um riacho. De acordo com a bióloga Isabelle Corrales Nunes, os últimos animais flagrados no vídeo são filhotes, que provavelmente seguiam os pais.
Quatis estavam na Reserva Natural Sesc Bertioga
Divulgação/Reserva Natural Sesc Bertioga
Ao g1, a especialista que coordena o Centro de Triagem de Animais Silvestres Juréia-Peruíbe (Cetas) afirmou que a espécie possui distribuição geográfica em todos os biomas brasileiros.
“Tem o focinho alongado e andam forrageando, procurando recursos alimentares na natureza”, descreveu a bióloga.
Os animais costumam viver em bandos e são onívoros, ou seja, comem de tudo. De acordo com a profissional, o quati não está em extinção, mas doenças e interações com os humanos (atropelamentos e ataques de animais domésticos) são algumas ameaças à conservação da espécie.
Isabelle explicou que, apesar dos quatis aparecerem em áreas urbanas, o ideal é não alimentar os animais, pois isso atrai ainda mais a espécie e pode trazer riscos de ataques de animais domésticos, como cães.
Quatis foram flagrados por câmera na Reserva Natural Sesc Bertioga.
Divulgação/Reserva Natural Sesc Bertioga
Visitação
De fácil acesso, a Reserva Natural do Sesc Bertioga fica na Avenida Francisco Soto Barreiro Filho, nº 1.117, no bairro Maitinga. O espaço é aberto para visitação por meio de um projeto educativo que busca estimular o contato das pessoas com os ambientes naturais. Conforme divulgado pelo Sesc, a visita é gratuita e ocorre terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.