Secretaria de Saúde confirma morte de bebê de 1 mês e 23 dias, vítima de coqueluche em Poços de Caldas, MG


Segundo a SES-MG, esta é a primeira morte confirmada pela doença em Minas Gerais no ano. A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas (MG) confirmou nesta sexta-feira (30) a morte de um bebê de 1 mês e 23 dias, vítima de coqueluche.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em nota, a secretaria informou que a morte ocorreu no dia 19 de julho. Esta é a primeira morte por coqueluche registrada em Minas Gerais desde 2019.
De acordo com a secretaria municipal, Poços de Caldas registrou três casos confirmados da doença neste ano. A secretaria disse que, em relação à morte do bebê, foram adotadas todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Bebês de até 6 meses de idade são os mais suscetíveis aos casos mais graves da coqueluche
PA via BBC
A secretaria reforçou ainda a importância da vacinação contra a coqueluche para gestantes, que devem tomar a dose de reforço e para as crianças, que devem manter o calendário vacinal em dia.
Também por nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que em todo o estado, são 131 casos confirmados de coqueluche em 2024, sendo 413 suspeitos e apenas o óbito de Poços de Caldas.
A SES-MG informou ainda que de acordo com a investigação epidemiológica realizada pelo município, a criança ainda não tinha recebido nenhuma dose da vacina contra a doença, devido à faixa etária.
O bebê tem um irmão gêmeo que também testou positivo para a coqueluche, mas já recebeu alta hospitalar.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.