Eu Te Explico #98: ataques de cachorros de grande porte; como evitar e responsabilizar tutores


Participam do episódio a treinadora de cães Ana Paula Canavarro, o advogado Pedro Cravo Guimarães e o empresário Augusto Santos, que presenciou um ataque de pitbull em Salvador. Ataques de cães de grande porte têm sido noticiados e aquecem debates sobre a criação de animais e responsabilidade de tutores. Somente este ano, pelo menos três casos tiveram repercussão na Bahia. Dois deles envolviam cachorros da raça pitbull. No terceiro, cinco pessoas ficaram feridas após um american bully invadir uma festa infantil em Feira de Santana, a 100 km de Salvador [confira vídeo abaixo].
RELEMBRE: poodle morre após ataque de pitbull em Salvador
SUSTO: vira-lata é atacado por pitbull ao passear com tutora
TERROR: cinco ficam feridos após ataque em festa infantil
Nesta edição do podcast Eu Te Explico, o apresentador Fernando Sodake conversa com especialistas que contam como evitar ataques de cachorros de grande porte, quais são as responsabilidades dos tutores e motivos que levam a raça pitbull a estar no centro de episódios de violência.
Participam da edição a empresária Ana Paula Canavarro, treinadora de cães e administradora de uma creche canina, e o advogado Pedro Cravo Guimarães, especialista em direito tributário e em direito público municipal.
Outro convidado é o empresário Augusto Freitas Santos, pai de uma menina de 12 anos que presenciou um ataque de pitbull na orla de Salvador. Na ocasião, o poodle Marvin não resistiu aos ferimentos.
Cão da raça american bully invade festa infantil em Feira de Santana
Existe raça de cachorro mais perigosa? O que dizem especialistas
Mulher morre após ataque de três cães da raça rotweiller
Criança de dois anos que morreu após ser atacada por pitbull
Augusto lembrou dos momentos de pânico. O animal passeava com a sua filha, uma adolescente que tem Síndrome de Down, até que a garota o deixou preso a uma coleira na entrada do restaurante da família. O pitbull, que estava solto na rua, o atacou.
Quase três meses depois do caso, a menina ainda se assusta ao ver cães de grande porte. “Depois desse ocorrido, botamos placas de sinalização para cachorros de grande porte usarem forcinheira”, comentou.
Augusto Freitas Santos presenciou um ataque de pitbull na orla de Salvador
g1 BA
🎧 PODCAST: por que é tão difícil lidar com emoções?
🏋 OLIMPÍADAS: qual tamanho da delegação da Bahia?
O que dizem os especialistas
A treinadora de cães Ana Paula Canavarro explica que os ataques em locais públicos não são culpa dos animais, e sim, de tutores que precisam de preparo antes de criar cães de grande porte. Isso vale, principalmente, para cachorros de raças como pitbull, pastor alemão, dobermann e american bully.
Ela conta que, antes de decidir por ter um animal desse perfil, é preciso ter conhecimento prévio maior do que tutores de cães de pequeno e médio porte. O crucial é saber qual qualidade de vida é necessária ao animal.
📊 Entenda o cenário político na disputa pela Prefeitura de Salvador
💰 Impactos e relevância dos cachês milionários de artistas no São João
“O tutor precisa entender que ele tem uma arma na mão. (…) Tendo essa consciência, ele vai criar o cachorro muito bem. Não podemos criar um paradigma de que o pitbull é uma máquina portífera. Não é, mas é um cão com grande potencial de dano”, explicou.
Treinadora de cães Ana Paula Canavarro é entrevistada no podcast Eu Te Explico
g1 BA
Em salvador, está em vigor desde 2016 a lei nº 9108, que prevê, entre outras normas, como os animais de grande porte devem ser cuidados em espaços público. O artigo onze, por exemplo, estabelece que cães grandes ou bravos devem estar sempre acompanhados de um responsável, além de ser obrigatório o uso de guia e focinheira, quando em ambiente público ou privado de uso coletivo
Não existe, no entanto, um processo de fiscalização por parte do poder público municipal em relação a esse marco legal. O advogado Pedro Cravo Guimarães explica que a lei precisa de fundamentos específicos ligados à fiscalização.
Isso passa ao cidadão uma mensagem de descaso e que a lei está ali apenas para não dizer que não deram resposta à sociedade. (…) Não se tem essa fiscalização de fato.
🐯 JOGATINA: jogo do tigrinho é problema de saúde e segurança
💎MINÉRIO: Para onde vai a riqueza gerada pelas pedras preciosas na BA?

Advogado Pedro Cravo Guimarães participou do podcast Eu Te Explico
g1 BA
A produção do Eu Te Explico entrou em contato com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal para esclarecer de quem é a responsabilidade pela fiscalização. Mas, até o momento, não houve resposta. Esta matéria será atualizada quando houver resposta.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
🎧 Veja trechos do episódio #98 do Eu Te Explico
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Siga o Eu te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Podcast Eu Te Explico
Produção: Giulia Marquezini
Edição: Natally Acioli
Coordenação: Eder Luis Santana
Roteiro e apresentação: Fernando Sodake

Adicionar aos favoritos o Link permanente.