Ciretran Santarém ultrapassa marca de 20 mil habilitações emitidas no ano


Em sete meses, emissões alcançaram número expressivo. Condutores esperam poucos dias para receber documento em mãos. Ciretran Santarém
Agência Pará/Divulgação
Entre janeiro e julho de 2024, a Ciretran Santarém, ligada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), emitiu 21.533 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), entre 1ª habilitação, 2ª via, renovação, transferência de jurisdição, alteração de dados e mudança de categoria. É uma média de mais de 3 mil documentos emitidos por mês na Circunscrição.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Delcilene Rocha Caldas, 27 anos, foi até a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santarém, no oeste do Pará, buscar a tão sonhada primeira habilitação. Ela aprovou o atendimento que recebeu em todas as fases desse processo e conseguiu vencer o medo e se tornar uma condutora habilitada.
“Demorou um pouco mais porque eu fiquei com medo. Fiz os exames, as aulas e prova teórica e quando foi para a prática, deu um pouco de medo. Mas depois que fiz as aulas, a prova prática também foi rapidinho e hoje estou com a minha habilitação, graças a Deus. É a realização de um sonho. Pra mim, pra nós mulheres, a habilitação é um sinônimo de independência”, destacou.
Gerente regional da Ciretran Santarém, Edney Pimentel, destacou que a realização do processo 100% em Santarém, encurtou o tempo para entrega do documento. “Hoje, não precisamos mais enviar as informações para Belém, somos um polo de impressão de CNH aqui em Santarém. Todo o processo é feito aqui, salvo as carteiras de permissão internacional. As demais, todas são emitidas na Ciretran, o que traz esta celeridade e velocidade ao processo”, disse.
Entrega
 A Ciretran Santarém é referência na emissão de CNH para 15 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu – Santarém, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Itaituba, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Mojuí dos Campos, Placas e Prainha. As carteiras são emitidas em Santarém e enviadas às Circunscrições de cada município. Aqueles que não possuem Ciretran na região oeste do Estado também procuram a sede de Santarém.
Com a emissão sendo realizada no polo, a entrega do documento se tornou muito mais rápida. A Ciretran dá um prazo de até 10 dias depois da aprovação em todas as fases para um condutor de Santarém estar com a CNH nova em mãos. Mas esse prazo pode ser até menor.
“Temos quebrado barreiras e desmistificando essa história de que a entrega das carteiras demora. Este prazo de 10 dias é um prazo prudencial, caso haja a necessidade de alguma correção. Mas se o processo estiver com todos os trâmites corretos, essa habilitação pode ser entregue em até 24 horas. O processo está bem célere e democrático para todos”, afirmou Edney.
Daniele Corrêa é proprietária de autoescola e ressaltou que a rapidez na entrega dos documentos pela Ciretran tem sido importante também para quem trabalha com os condutores. “Antigamente, uma das maiores reclamações que recebíamos era a duração do processo. Às vezes, a autoescola preparava o aluno rapidamente, mas ele ficava travado com a falta de vagas ou a demora na emissão do documento. Hoje em dia, não. O candidato terminou tudo o que ele precisa fazer, em no máximo 10 dias já recebe a CNH”.
O seu Arnaldo Gomes Machado, de 62 anos, precisou solicitar a 2ª via da habilitação após perder o documento. E para ele, o atendimento também se tornou muito mais rápido e eficiente. “Fui muito bem atendido, paguei a taxa e a segunda via já está sendo requerida. Agora, realmente está melhor. Quando eu vim renovar minha carteira, foi bastante rápido. E agora, tive a infelicidade de perder a carteira, e também foi tudo muito rápido”, contou.
Reforma no prédio – Neste mês de agosto, começaram as obras de reforma e ampliação de alguns setores da Ciretran Santarém. O Governo do Pará vai entregar uma estrutura ainda melhor e mais moderna para receber os condutores da região oeste do Estado. Os atendimentos seguem sendo realizados normalmente.
“É um projeto que está ficando muito especial, do jeito que o nosso polo merece e precisa. Estamos a todo o vapor para que em breve o nosso usuário seja melhor recebido e nossos servidores também tenham uma melhor estrutura para trabalhar”, concluiu o gerente regional.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.