Espécie exótica no manguezal e observação de baleias: veja destaques do programa deste sábado


Em Cubatão (SP), conheça planta invasora que assola os manguezais da região. Baleias-jubarte são alvos de observação no litoral norte paulista. Baleias-jubarte dão show em Ilhabela (SP)
Rafael Mesquita
No programa desse sábado (31), nossa equipe vai até Cubatão, na Baixada Santista, investigar uma planta invasora que está se expandindo e que pode causar impactos negativos significativos nos mangues da região.
Além disso, acompanhe uma expedição até Ilhabela, no litoral norte paulista, para observar as baleias-jubarte.
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo e, desde março/2024, está começando às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
Contemplação de baleias em Ilhabela
As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) podem atingir até dezesseis metros de comprimento e pesar cerca de quarenta toneladas, elas são facilmente identificáveis pelas suas nadadeiras peitorais, que podem atingir 1/3 do comprimento do corpo.
Essas gigantes dos oceanos estão sempre migrando, entre os meses de maio e agosto realizam sua migração anual, deixando as águas geladas do sul do continente chegando ao litoral norte paulista.
A equipe do Terra da Gente vai até a cidade de Ilhabela (SP), cidade que se tornou um grande atrativo turístico na contemplação e observação de baleias-jubarte
Ilhabela se tornou um grande atrativo turístico na contemplação e observação de baleias-jubarte
Marcos Cará
Planta invasora se alastra em manguezais de Cubatão
O mangue é formado por uma vegetação alagadiça em áreas tropicais ou subtropicais, e o manguezal se forma no encontro dos rios com o mar, onde a água doce se junta com a salgada.
Os manguezais na Baixada Santista cobrem cerca de 70km² do território, estando espalhados por vários municípios. Dentre esses, 15km² estão em recuperação em Cubatão (SP), local da nossa aventura deste sábado.
O local abriga uma espécie exótica, a Sonneratia apetala, ou mangue maçã, como é conhecida popularmente. A planta, nativa do Sudeste Asiático, foi registrada pela primeira vez nas Américas nessa região e tem preocupado especialistas pela rápida disseminação e impactos negativos potenciais aos ecossistemas nativos.
Nossa equipe foi até lá para saber como ela pode ter chegado por aqui e o que pode acontecer se não houver um controle adequado da espécie. Não deixe de conferir.
Planta invasora se alastra pelos manguezais da Baixada Santista
Edmar Hatamura
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.