Cobertura 5G abrange mais de 85% das cidades da região de Sorocaba; veja mapa


Dados são da Agência Nacional de Telecomunicações. Tecnologia, que permite troca de dados mais rápida, está presente em 18 municípios. Sorocaba (SP) tem cobertura 5G em mais de 95% do território
Leonardo Bosisio/g1
A cobertura da quinta geração da internet móvel, chamada de 5G, já chega a 85,7% na região de Sorocaba (SP) e abrange 18 municípios. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Evolução da conexão 4G, o 5G é a nova geração de internet móvel. O padrão de tecnologia permite mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduz o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torna as conexões mais estáveis.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Com 99,8%, Sorocaba tem a maior porcentagem de moradores com acesso ao serviço na região. Contudo, a cobertura não alcança toda a extensão territorial do município, chegando a 95,5%.
De acordo com dados das operadoras de telefonia e internet, os locais mais distantes do Centro de Sorocaba são os que mais sofrem com a ausência e problemas de conectividade do 5G. No bairro Cajuru e diversos pontos da zona norte e oeste da cidade são os locais qeu mais aparecem nos mapas de problemas das empresas.
Em bairros como Parque São Bento, Santa Marta, Vitória Régia, conforme os mapas, praticamente não há o 5G. A situação, que muda de acordo com a operadora, também pode ser visualizada em bairros de Sorocaba que fazem limite com outros municípios, como Iperó, Araçoiaba da Serra, Itu, Porto Feliz e Alumínio.
Entenda o que é o 5G
Os desafios para a expansão da rede 5G no Brasil
Reprodução/TV Globo
Dois anos de lei municipal
Em 2022, para possibilitar a operação do 5G em Sorocaba, o Legislativo aprovou um projeto que virou lei. A lei 12.625, de 4 de agosto de 20222, determina uma série de procedimentos para a instalação, por exemplo, de equipamentos que possibilitam o uso da tecnologia, como estação de transmissão de radiodifusão.
A lei concedeu prazo de dois anos para que as operadoras se adequarem as infraestruturas de suporte para estação transmissora de tadiocomunicação aos parâmetros estabelecidos. Entre as obrigações estavam a realização de cadastramento e a comunicação ou o licenciamento de instalação.
No estado
Conforme levantamento feito pelo g1, com base em dados da Anatel, o 5G está presente em 37,98% das cidades paulistas.
Na região de Jundiaí, onde 64,1% do território possui sinal 5G, mais de 97% dos moradores tem acesso à tecnologia.
Já Várzea Paulista tem a maior cobertura territorial da tecnologia na região. Conforme os dados da Anatel, 99,43% da cidade recebe o sinal 5G.
14 cidades de SP com 100% de área coberta por ao menos uma operadora: Barueri, Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Nova Odessa, Osasco, Poá, São Caetano do Sul e Taboão da Serra
Veja mapa do 5G em SP:

Para a análise dos dados, o g1 considerou cidades onde cobertura do 5G é de ao menos 1% do território.
O que dizem as operadoras
O g1 questionou as operadoras sobre a cobertura, em especial, sobre investimentos para ampliar a rede.
A Claro afirmou que, em Sorocaba, implementou o seu 5G+ em 80% da cidade e, até o final de 2025, 100% da população estará coberta com a tecnologia. Em Jundiaí, ainda conforme a empresa, são quatro bairros contemplados com o 5G+: Cidade Luiza, Jardim Guanabara, Vila Padre Nóbrega e Vila Santana II.
A Vivo comentou que está presente com 5G em algumas regiões de outras 69 cidades, incluindo Jundiaí e Sorocaba. “A expansão da rede 5G para outras localidades é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas. Para acessar o 5G, é preciso possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso.”
Por fim, a TIM argumentou que, em São Paulo, está presente com 5G em 70 cidades, entre elas Jundiaí e Sorocaba. A companhia trabalha continuamente para expandir o 5G no estado, com 4G já cobre todos os municípios com a tecnologia.”
Infográfico mostra vantagens do 5G em relação ao 4G.
Wagner Magalhães/Arte G1
Sobre o 5G
O 5G pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Conforme a Anatel, entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão:
Aumento das taxas de transmissão: maior velocidade;
Baixa latência: redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações;
Maior densidade de conexões: aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área;
Maior eficiência espectral: incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e
Maior eficiência energética dos equipamentos: redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade
Mais de 30% de SP tem acesso ao 5G
Michel Gomes/g1 Goiás
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.