Candidata é eliminada de concurso da PM por causa da altura; Justiça reverte decisão


Ela disputa cargo de cirurgião dentista e havia sido desclassificada por ter três centímetros a menos do que altura mínima. G1 tenta contato Polícia Militar. Imagem de arquivo mostra mulher em frente a viatura da PM
Renato Alves/ Agência Brasília
Uma candidata foi excluída do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal por não ter a altura mínima exigida no edital. No entanto, a Justiça reverteu a decisão e permitiu que a candidata continue participando da seleção. Ela disputa o cargo de cirurgião dentista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Na decisão de primeira instância, o Tribunal de Justiça do DF considerou que a exigência de altura mínima, neste contexto específico, não era razoável. O g1 tentou contato com a PMDF, mas não houve retorno até a última atualização desta notícia.
A candidata havia sido desclassificada por ter 1,57 metro — três centímetros a menos do que a altura mínima de 1,60 metro exigida no edital para mulheres. No entanto, ela argumentou que a exigência de altura mínima era desproporcional, por não impactar diretamente no desempenho das funções para o cargo de cirurgião dentista.
A 2ª Turma Cível do tribunal endossou a decisão e concluiu que o ato administrativo que eliminou a candidata era ilegítimo e deveria ser anulado.
De acordo com o relator do caso, não é razoável que a candidata seja impedida de continuar no concurso, especialmente considerando que o trabalho como cirurgiã dentista não depende da estatura física dela.
LEIA TAMBÉM:
Servidor dos Correios morre baleado pela PM após perseguição no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.