Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto


Artistas regravam com maior vivacidade a parceria lançada no álbum de Macalé com João Donato. Joyce Moreno e Jards Macalé saúdam no estúdio da gravadora Biscoito Fino a parceria em tributo a João Gilberto (1931 – 2019)
Isabela Espíndola / Divulgação
♫ Parceria de Joyce Moreno com Jards Macalé, Um abraço do João ficou sem destaque ao ser apresentada há três anos no álbum Síntese do lance (2021), gravado por Macalé com João Donato (1934 – 2023). Até porque, neste disco que resultou bom sem de fato fazer jus às altas expectativas, a musicalidade de Donato se impôs sobre o universo de Macalé.
Felizmente, Joyce Moreno tira a parceria da sombra em gravação inédita que chega ao mundo na sexta-feira, 30 de agosto, em single assinado pela artista carioca com o conterrâneo Macalé.
No single Um abraço do João, a parceria dos dois ganha vivacidade, frescor e um suingue mais próximo do samba-jazz, gênero recorrente na discografia de Joyce. Na gravação, o ritmo surfa no toque do exímio violão de Joyce, na leveza da marcação da bateria de Tutty Moreno, na levada do baixo de Jorge Helder e nas notas salpicadas com a devida delicadeza pelo piano de Marcos Nimrichter.
Gravado, mixado e masterizado pelo engenheiro de som Lucas Ariel, com produção musical orquestrada pela própria Joyce Moreno, o single Um abraço do João foi formatado com aura transcendental. O João do título é, claro, João Gilberto (1931 – 2019), papa da bossa nova que saiu de cena há cinco anos.
Autor da melodia que posteriormente seria letrada por Joyce, Macalé fez a música com influência da obra de João, sobretudo do tema instrumental Um abraço no Bonfá, apresentado por João no segundo álbum do cantor, O amor, o sorriso e a flor (1960).
“Encontrei o telefone secreto do João Gilberto durante a pandemia, só que ele já havia partido para outra dimensão. Aí eu telefonei, num ato de loucura, talvez de lucidez, e claro que ninguém atendeu, a não ser a secretária eletrônica. Então eu conversei, conversei, deixei recados enormes e me despedi dizendo ‘um abraço, João, qualquer coisa me liga, me chama e tal’. Três semanas depois pintou essa música”, relata Macalé.
Com a música pronta, Joyce escreveu a letra tendo em mente o violão revolucionário de João. “Não é um abraço NO João, mas um abraço DO João, ele nos abraçando. Escrevi pensando nisso, que o abraço veio do universo, do astral para nós”, ressalta a artista.
Por coincidência cósmica, a gravação do single de Joyce e Macalé foi agendada no estúdio da gravadora Biscoito Fino para 10 de junho, dia do 93º aniversário de João. Só que ninguém sabia disso.
O acaso (?) foi revelado pelo engenheiro de som Lucas Ariel. Uma vez cientes da sincronia, Joyce e Macalé caíram no choro. E mergulharam na canção que ganha nova vida na sexta-feira. Agora com a refinada musicalidade de Joyce Moreno.
Capa do single ‘Um abraço do João’, de Joyce Moreno com Jards Macalé
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.