Jovem que citou música da Pitty em redação da USP assiste show da cantora pela 1ª vez: ‘Só estou na universidade porque lembrei dela’


O estudante Odilon Moreti Cardoso, de 22 anos, é de Santa Bárbara d’Oeste e atribui sua aprovação no vestibular a essa menção à música da cantora. Odilon Moreti Cardoso, jovem de 22 anos que citou Pitty na redação da USP
Claudia Assencio/g1
Um estudante de 22 anos, que é fã da Pitty e mencionou uma de suas músicas em uma redação de vestibular, vai assistir a um show da cantora pela primeira vez neste domingo (25), no Santa Bárbara Rock Fest.
O estudante Odilon Moreti Cardoso, de 22 anos, é de Santa Bárbara d’Oeste e atribui sua aprovação no vestibular a essa menção à música da cantora. Agora ele estuda Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
A música “Admirável Chip Novo” foi citada em uma redação da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) para ingressar na USP em 2024. O tema era “Educação Básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”, e o jovem se lembrou da canção quando fazia o vestibular.
Ele relata que o primeiro contato com a Pitty foi justamente durante a escola, em que um professor colocou essa mesma música durante uma aula de sociologia.
“Quando ouvi, achei genial como ela conseguiu retratar a realidade daquela maneira. Eu admiro bastante as letras, acho muito legal como ela consegue pegar referências e moldar pra retratar a atualidade”, disse.
Já no vestibular, aquela aula de sociologia surgiu na mente do jovem estudante, que decidiu mencionar a cantora. Hoje, ele atribui sua aprovação no vestibular a isso.
“Acabei lembrando dessa música e a coloquei. O sentido que estava escrevendo era sobre como a formação profissional atual muitas vezes apresenta enfoque em atividades que visam exclusivamente o lucro, até sobrecarregando os estudantes tanto fisicamente quanto psicologicamente. Então essa música encaixou perfeitamente”, explica.
Confira o trecho da redação de Odilon em que menciona a música da cantora:
“Em primeira análise, pode-se apontar a precariedade na metodologia da educação como barreira mantenedora do controle social. Como exemplo dessa situação, é viável a crítica exposta pela cantora Pitty ao apontar, em uma de suas canções, o ser humano como um robô onde o sistema implementa em sua configuração uma “normalização” dos fatores excludentes”
Pitty durante show no João Rock
Érico Andrade/g1
Primeiro show
Apesar de já ser fã da Pitty desde a época da escola, Odilon nunca tinha ido a um show antes. Ele afirma estar empolgado e com grandes expectativas para a apresentação no Santa Bárbara Rock Fest.
“É uma experiência única, ainda mais sabendo que tudo começou na escola, no ensino médio, e agora eu só estou na universidade porque eu consegui lembrar dela. A música marcou, várias outras também, não só no quesito estudantil, mas para a vida”, afirma.
Ele afirma que ouve a cantora com frequência e na época em que prestava vestibular guardou várias anotações de músicas dela para usar em redações.
“Músicas como “Máscaras”, “Teto de Vidro”, “Admirável Chip-Novo” e “Sol Quadrado”são algumas que, além de focar em entender bastante para usar nas provas, guardei frases para a vida, como ensinamento e escape em momentos ruins.”
Santa Bárbara Rock Fest
O Santa Bárbara Rock Fest 2024 reuniu 41 atrações ao longo de três dias de evento. São 35 bandas selecionadas de várias vertentes do rock, além de seis headliners.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.