Em turnê que marca o fim da banda, Sepultura apresenta clássicos da carreira: ‘o momento é de celebração’


Banda foi a responsável por conduzir o encerramento da primeira noite do Santa Bárbara Rock Fest. Em turnê que marca o fim da banda, Sepultura apresenta clássicos dos 40 anos de carreira
No mais aguardado show da primeira noite do Santa Bárbara Rock Fest 2024, o público lotou o espaço em frente ao Palco Terra, o principal do evento, para assistir ao Sepultura, nesta sexta-feira (23).
Não era pra menos. Após 40 anos de uma carreira reconhecida internacionalmente, com álbuns que se tornaram referência no metal mundial, a banda anunciou o fim.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O último ato é a turnê “Celebrating Life Through Death” (“Celebrando a Vida Através da Morte”, em inglês), que passou pelo evento em Santa Bárbara d’Oeste. Em entrevista ao g1, o guitarrista Andreas Kisser falou sobre a turnê de despedida.
“A gente está celebrando realmente com os fãs […] Por enquanto a gente está parando, o futuro ninguém sabe. É irrelevante pensar se a gente vai ser para sempre ou seguir por dois, três ou cinco anos. O momento é de celebração e de curtir o presente”, afirma.
Público lotou Usina Santa Bárbara durante show do Sepultura no Rock Fest SBO
Antonio Trivelin/g1
Em uma despedida como essa, não poderiam faltar os grandes clássicos. A banda formada por Derrick Green (vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo) e Greyson Nekrutman (bateria) arrastou uma multidão na arena do Rock Fest.
O baterista assumiu as baquetas do Sepultura pouco antes do início da turnê derradeira, após a saída de Eloy Casagrande (que foi para o Slipknot) e se mostrou, em solo barbarense, à altura do desafio.
Antes de “Means to an End”, música do álbum “Quadra” (2020), o guitarrista Andreas Kisser se referiu a a Nekrutman como “o novo membro da família, que está quebrando tudo”.
Sepultura encerrou a primeira noite do Santa Bárbara Rock Fest
Antonio Trivelin/g1
Repertório
Todo o peso de uma das bandas de thrash metal e death metal mais respeitadas do mundo pode ser sentido ao longo de todo o show, que começou reverenciando um importante período do grupo.
As duas primeiras músicas, “Refuse/resist” e “Territory” compõem Chaos A.D., álbum em que a banda começou a agregar musicalidade brasileira na forma de tocar bateria.
Algo que se tornaria mais evidente no álbum seguinte, “Roots”, (presente no show em faixas como “Attitude”) que fez o Sepultura alcançar um lugar entre as maiores bandas do estilo no mundo
Sepultura durante show no Rock Fest SBO, encerrando a primeira noite
Antonio Trivelin/g1
Ao longo do show, a banda transitou, ainda por outros álbuns de sua carreira, como “Kairos (2011)”, “Roorback (2003) e, o mais recente, “Quadra” (2020).
E tudo isso sem deixar os primórdios de lado. O álbum Schizophrenia (1987) também esteve presente.
Calmaria
Talvez os únicos momentos de um pouco de calmaria de um show marcado pelo peso, tenham sido o início de “Guardians of Earth”, canção de “Quadra” que começa com violões, e a percussiva “Kaiowas” (“Chaos A.D.”). Mas, sejamos sinceros, quem espera calmaria num show do Sepultura?
Às 0h50, um problema no som fez a banda interromper a apresentação. Mas tudo se normalizou 5 minutos depois.
Sepultura durante show no Rock Fest SBO, encerrando a primeira noite
Antonio Trivelin/g1
Clássicos pra fechar
Ao final, a banda apresentou dois grandes clássicos. “Ratamahatta” e “Roots Bloody Roots”, ambas do álbum “Roots”.
Depois de um show como esse, a esperança é que o Sepultura repense a decisão de encerrar a carreira.
Desde 1984
O empresário Jacson Furtado dirigiu 350 km para vir de Marília (SP) com a esposa e amigos, para acompanhar a primeira noite do Santa Bárbara Rock Fest.
“A estrutura do festival é a melhor que já vi em eventos gratuitos”, diz. Furtado diz que seu álbum preferido da banda é o Chaos A.D. “Acompanho o Sepultura há 40 anos”, aponta.
Sepultura arrastou multidão durante show no Santa Bárbara Rock Fest
Antonio Trivelin/g1
Santa Bárbara Rock Fest
O Santa Bárbara Rock Fest 2024 reúne 41 atrações ao longo de três dias de evento. São 35 bandas selecionadas de várias vertentes do rock, além de seis headliners. O evento acontece até o próximo domingo (25) e é gratuito.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.