Maduro anuncia que trocará metade de seus ministros


Presidente da Venezuela prometeu que fará mudanças no governo, que possui 30 cargos de liderança. As trocas envolvem ministros, militares e o chefe da estatal petroleira. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pede para que população desinstale o WhatsApp
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (27) que trocará metade de seus ministros, incluindo militares, além do presidente da estatal petroleira PDVSA. A vice-presidente, Delcy Rodriguez, permanecerá no cargo e também comandará o Ministério do Petróleo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ao todo, o governo Maduro conta com 30 cargos de liderança, como ministros e chefes de estatais. O presidente afirmou que as mudanças ajudarão a Venezuela a chegar a uma “nova era”.
Anabel Pereira foi anunciada como nova ministra das Finanças, enquanto Hector Obregon será o novo presidente da PDVSA. Obregon é advogado e, desde 2023, ocupava um cargo executiva na petroleira.
Além disso, Maduro anunciou que vai manter Yvan Gil e Vladimir Padrino como, respectivamente, ministro das Relações Exteriores e ministro da Defesa.
Maduro foi declarado reeleito para um terceiro mandato em 28 de julho. Naquele dia, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) disse que o presidente havia vencido as eleições com pouco mais de 50% dos votos.
Entretanto, a oposição garante que o candidato Edmundo González venceu com ampla vantagem, com base nas atas eleitorais impressas pelas urnas de votação.
Desde então, a Venezuela enfrenta uma onda de protestos. A comunidade internacional também está pressionando as autoridades venezuelanas a divulgar as atas das urnas, para dar transparência ao processo eleitoral.
LEIA TAMBÉM
Chavismo reage com expurgo do juiz eleitoral que denunciou irregularidades nas eleições
VÍDEO: Menino viraliza ao se emocionar com recado surpresa do pai em escola da Colômbia
Latam demite pilotos de avião que bateu a cauda em Milão
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.