A Prefeitura de Blumenau divulgou na tarde desta segunda-feira (31), o boletim atualizado da dengue. De 25 a 31 de março, a cidade registrou 154 novas notificações da doença e 112 focos do mosquito Aedes aegypti. Neste período também foram confirmados 20 casos, totalizando 53 positivados desde o início do ano. Não há mortes registradas em 2025.
Fumacê
Com o intuito de controlar a ação dos mosquitos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria de Saúde de Blumenau, utiliza diferentes estratégias, entre elas, o fumacê.
Nesta terça-feira (1°), o bairro Itoupava Norte vai receber a ação. A ação vai se concentrar na Rua 2 de Setembro e transversais, nas proximidades da EEB Professor João Widemann e acontecerá das 5h30 às 7h30,. A orientação da Secretária de Saúde é que a população mantenha os ambientes abertos para aumentar a pulverização da fumaça.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O fumacê consiste na emissão de uma “nuvem” de fumaça, por meio de um veículo, com baixas doses de Cielo-ULV, que elimina a maior parte dos mosquitos adultos. Esta é uma técnica bastante rápida, fácil e eficaz, além de ser muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
- Elimine água parada de todos os recipientes;
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
- Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
- Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
Denúncia
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Leia mais
VÍDEOS: Briga interrompe jogo do Campeonato Amador de Luiz Alves
Atleta de Blumenau conquista quatro medalhas no Sul-Americano sub-11 de tênis de mesa
“Nós doamos nosso tempo para ajudar o próximo”; SC tem 32 corporações de Bombeiros Voluntários
Participe dos canais do Portal Alexandre José
- Canal WhatsApp
O post Blumenau registra 154 novas notificações da dengue e já contabiliza 53 positivados em 2025 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.