
Jorginho Mello (PL) e o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, liberaram, na manhã desta segunda-feira (24), mais duas alças de acesso na intersecção da SC-486, Rodovia Antônio Heil, com a BR-101, em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina.
Uma terceira alça de retorno foi liberada parcialmente para o trânsito. Com estas liberações, 25 dias antes do prazo anunciado pelo governador, as obras da intersecção entre a BR-101 e a SC-486 já ultrapassaram 50% de execução e seguem em ritmo acelerado.

Alças na intersecção da SC-486 com a BR-101 são liberadas – Foto: Reprodução/ND
“Santa Catarina tem pressa e a gente tá fazendo acontecer obras que estavam só no papel e que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado. A gente tá com o Programa Estrada Boa em plena operação, investindo em projetos estruturantes em todas as regiões e aqui estamos resolvendo um dos principais gargalos do trânsito, para facilitar o escoamento da nossa produção e tirar as pessoas das filas e congestionamentos gigantes”, disse o governador.
As alças na intersecção da SC-486 e BR-101
Com extensão total de aproximadamente 1,3 km, o projeto contempla:
- Construção de uma nova ponte sobre o Rio Canhanduba II, com 40,4 metros;
- Dois viadutos, com 210,4 metros de extensão cada;
- Oito alças de acesso, otimizando todos os movimentos viários da interseção.
O contrato previa um prazo de 24 meses para execução, mas o cronograma está antecipado, com um desempenho três vezes superior ao originalmente projetado.
A empresa responsável pela obra tem demonstrado grande agilidade, o que também é fruto das constantes vistorias e fiscalizações do secretário Jerry Comper, que semanalmente faz agendas para vistorias as obras do Estrada Boa.

Novas alças de acesso liberadas na interseção da Br-101 – Foto: Divulgação/SIE/ND
EPS possibilita avanço das obras
Um dos diferenciais que têm permitido esse avanço inédito é o uso de EPS (poliestireno expandido), uma tecnologia moderna aplicada em obras de infraestrutura rodoviária.
O EPS, também chamado de “aterro leve”, permite maior velocidade de execução em áreas com solo mole, como regiões de banhado.
Com investimento de R$ 60,4 milhões, 100% do Governo do Estado, a obra integra o programa Estrada Boa, que contempla mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos em infraestrutura viária por todo o Estado de Santa Catarina.
Novas liberações a partir de 24 de março
- Eixo 05 – Sentido Brusque → Florianópolis / Quem estiver na SC-486, sentido Itajaí, e desejar acessar a BR-101 Sul, deverá utilizar esta alça.
- Eixo 07 – Sentido Itajaí → Joinville / Quem estiver na SC-486, sentido Brusque, e desejar acessar a BR-101 Norte, deverá utilizar esta alça.
- Eixo 02 (liberação parcial) – Sentido Florianópolis → Brusque – Vai ligar na ponte que vai ser construída.
- Motoristas vindos da BR-101 Norte com destino a Brusque deverão utilizar a alça do Eixo 06 (Florianópolis–Itajaí) e realizar o retorno sobre o Eixo 02, que estará parcialmente liberado para conversão, atravessando a Avenida Abrahão João Francisco / Avenida Contorno Sul.
Interdições a partir de 24 de março
A circulação nas marginais sob o viaduto existente será totalmente interrompida para o início das obras dos novos viadutos. Ficarão proibidos os seguintes movimentos de retorno e conversão:
- Brusque → Joinville
- Itajaí → Florianópolis
- Joinville → Itajaí
Rotas alternativas recomendadas:
- Retorno na SC-486 – km 2 (próximo à base da Petrobras)
- Retorno na BR-101 – km 126 (próximo à Dicave)
- Alças já em operação (desde 28/02)
- Eixo 08 – Joinville → Brusque
- Eixo 06 – Florianópolis → Itajaí
- Essas alças continuarão operando normalmente. O tráfego direto entre Brusque e Itajaí seguirá passando sob o viaduto, sem possibilidade de conversões.