
Início das inscrições será em agosto e prova da primeira fase está marcada para ocorrer em outubro. Imagem de arquivo: estudantes realizam vestibular da Unicamp em 2025
Pedro Amatuzzi/g1
O vestibular da Unicamp terá novidades em 2026. Na segunda fase, quando são aplicadas as provas específicas, os candidatos deverão responder 18 questões e não mais 20. De acordo com José Alves de Freitas Neto, diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), o objetivo é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura.
“Isso faz com que os candidatos tenham mais tempo para resolver essas questões. Consequentemente, nós esperamos que eles possam ter um desempenho melhor na prova e atingir notas máximas, que é o que nós esperamos daqueles que serão aprovados no vestibular da Unicamp”, disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
Neste ano, a primeira fase está marcada para o dia 26 de outubro. Já a segunda será entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O calendário completo foi divulgado nesta segunda-feira (24) e pode ser consultado AQUI.
O que muda na 2ª fase da Unicamp em 2026?
De acordo com Alves, a redução considera as questões da parte específica do exame, de acordo com a área escolhida, “nas quais os candidatos se empenham mais por conta dos respectivos pesos de cada matéria”. A expectativa é que, com o ajuste, os candidatos tenham mais tempo para ler os enunciados e articular as respostas.
“A redução de questões é por área de conhecimento. Em humanas, vai ter uma questão a menos de história e geografia. Em biológicas, uma questão a menos de biologia e química, em exatas, uma de química e uma de física a menos. Só essa a mudança. As provas de conteúdo gerais continuam mantidas”.
Com a mudança os candidatos terão, no segundo dia de provas da segunda fase, que responder à seguinte quantidade de questões:
Candidatos da área de ciências humanas/artes: 5 questões de história, 5 de geografia, 1 de filosofia e 1 de sociologia.
Candidatos da área de ciências da natureza: 7 questões de biologia, 5 de química.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: 7 questões de física e 7 de química.
As demais provas da segunda fase do Vestibular Unicamp não serão alteradas e seguem sendo:
PRIMEIRO DIA (provas comuns a todos os candidatos):
Prova de redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
SEGUNDO DIA (provas comuns a todos os candidatos):
Prova de matemática: com 6 questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; 4 questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e 4 questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova Interdisciplinar: com 2 questões interdisciplinares de ciências humanas.
Calendário do Vestibular da Unicamp 2026
s inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de agosto e a primeira fase está marcada para 26 de outubro. Confira abaixo o calendário completo:
Isenções da taxa de inscrição: 12 de maio a 6 de junho
Inscrições e pagamento da taxa de Inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro
Prova de habilidades específicas – música: setembro
1ª fase do vestibular: 26 de outubro
2ª fase do vestibular: 30 de novembro a 1º de dezembro
Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Candidatos que atendam aos requisitos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026, quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2026, a partir do dia 12 de maio de 2025.
Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 6 de junho. O envio da documentação (que constará do edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada em julho.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.