O relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) na última sexta-feira (21) mostra que 76,47% das praias monitoradas no estado estão próprias para banho. No entanto, 56 pontos em diferentes municípios foram classificados como impróprios devido à presença de bactérias acima dos limites aceitáveis. O estudo analisou 238 pontos em 59 municípios durante a temporada 2024-2025.
Destaques do relatório
- Florianópolis: A capital catarinense registrou 23 pontos impróprios, incluindo locais como a Praia da Lagoinha (Ponto 26), Praia das Palmeiras (Ponto 07) e Praia da Beira Mar Norte (Pontos 11, 94 e 95). O ponto 54 da Praia de Jurerê também apresentou condições inadequadas.
- Balneário Camboriú: A Praia Central (Ponto 01) e a Lagoa de Taquaras (Ponto 09) estão entre os locais com água imprópria para banho.
- Penha: A Praia Alegre (Pontos 01 e 02) e a Praia da Armação do Itapocorói (Ponto 04) também foram classificadas como impróprias.
Melhorias
Alguns pontos que antes estavam impróprios passaram a ser considerados próprios, como os Pontos 03, 13 e 14 em Balneário Camboriú, e os Pontos 20, 21 e 78 em Florianópolis.
Recomendações
O IMA alerta que os banhistas devem evitar áreas próximas a saídas de canais ou galerias pluviais.
O post Florianópolis e Balneário Camboriú têm praias com condições inadequadas para banho, mostra novo relatório do IMA apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.