Cidade alemã proíbe gatos na rua para proteger espécie de animal; entenda

A cidade de Walldorf, na Alemanha, tem uma legislação controversa que tem objetivo de proteger uma espécie local de pássaros, a cotovia-de-poupa. A lei proíbe a circulação de gatos nas ruas durante a época de nidificação das aves, ou seja, a época de construção dos ninhos.

Fotografia mostra uma ave da espécie cotovia-de-poupa que é muito atacada por gatos na Alemanha

Lei na Alemanha proíbe gatos em vias públicas devido a ave cotovia-de-poupa – Foto: Freepik/Reprodução/ND

A cotovia-de-poupa é conhecida pelo canto melodioso e pela peculiaridade de construir seus ninhos no chão, frequentemente em áreas urbanas.

Esse comportamento a torna vulnerável a predadores, especialmente gatos, que podem atacar os ovos ou filhotes. Para proteger essas aves durante a sua temporada de reprodução, que vai de abril a agosto, a legislação impõe restrições rigorosas aos tutores dos pets.

Sobre a lei que proíbe gatos em vias públicas

De acordo com o Portal Pet Love, a lei estabelece que no período de nidificação, os pets não podem transitar sozinhos pelas ruas no lado sul da cidade, onde a cotovia-de-poupa costuma fazer os ninhos. Caso os tutores descumpram a lei, podem ter que arcar com uma multa equivalente a R$ 2 mil.

No entanto, a legislação não proíbe completamente o passeio de gatos na cidade. Existe uma exceção para os felinos que estejam acompanhados de seus tutores e utilizando coleiras. Essa medida busca equilibrar a proteção da ave com os direitos dos animais de estimação, permitindo que eles ainda possam desfrutar de passeios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.