Antes e depois do Contorno Viário: imagens aéreas revelam impacto da obra na BR-101

Imagens aéreas mostram o antes e depois da BR-101, após a liberação do Contorno Viário, na Grande Florianópolis. No registro feito pela Fly Drone é possível perceber a grande diminuição do fluxo de veículos na região em horário de pico (assista abaixo).

Contorno Viário da Grande Florianópolis visto de cima

Contorno Viário da Grande Florianópolis foi projetado com a promessa de desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 – Foto: Divulgação/Arteris SA/ND


– Vídeo: Reprodução/

Com 50 quilômetros de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos e 21 passagens em desnível, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi projetado com a promessa de desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso à capital. A inauguração ocorreu no dia 9 deste mês e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme divulgado anteriormente, com o funcionamento do Contorno Viário, a expectativa é que seja possível fazer a travessia que intersecciona as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, gerando aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico. Assim, até o momento, o projeto tem, de fato, cumprido seu propósito.

Contorno Viário também reduziu acidentes

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), nesses primeiros dias, desde sua liberação no último sábado (10), a maior obra rodoviária do Brasil e da América Latina já apresentou uma queda no número de acidentes.

De acordo com a corporação, houve redução de ocorrências graves envolvendo colisões traseiras e quedas de motociclistas, que eram os acidentes mais típicos em rodovias muito movimentadas, como no caso da BR-101.

A Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina) também avaliou como positivo o balanço da primeira semana do Contorno Viário. Na visão da entidade, a rodovia já “está fazendo grande diferença na região da Grande Florianópolis”, que, segundo a Fetrancesc, é um dos principais gargalos logísticos do estado.

A Fetrancesc também informou que as empresas de transporte rodoviário de carga foram orientadas a usar o Contorno Viário desde as primeiras horas de liberação, e que é visível a diminuição do fluxo de caminhões na BR-101, entre Biguaçu e Palhoça.

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