Câncer, separação e retorno aos palcos: Preta Gil fala sobre desafios e recomeços aos 50 anos


O Profissão Repórter desta terça-feira (20) mostrou os preparativos e os bastidores da festa que celebrou essa nova fase na vida da cantora. ‘Não sou a única que passei por isso’, diz Preta Gil sobre mulheres que são abandonas durante tratamento contra câncer
Em 2024, a cantora e empresária Preta Gil registrou mais um passo da sua história: o aniversário de 50 anos, que veio junto do retorno aos shows depois da descoberta e tratamento de um câncer e o fim do seu casamento de dez anos.
O Profissão Repórter desta terça-feira (20) mostrou os preparativos e os bastidores da festa que celebrou essa nova fase. À reportagem, Preta falou sobre ser uma nova referência para mulheres da sua idade. Saiba mais abaixo.
Separação
Livro de Preta Gil
Reprodução/TV Globo
Recentemente, Preta decidiu escrever um livro sobre os seus primeiros 50 anos de vida. Entre eles, está a luta da cantora contra um câncer no intestino, em 2023. E, no meio disso tudo, uma separação.
“Eu fui completamente abandonada por ele”, disse a cantora em seu livro. Na autobiografia, Preta ainda ressaltou que essa é realidade de várias mulheres no Brasil, destacando um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, que aponta que 70% das mulheres são abandonadas pelos parceiros durante o tratamento contra o câncer.
Repórter: Por que você decidiu colocar isso no livro?”.
“Eu não sou a única que que passei por isso. Quando a gente passa por um tratamento oncológico, e você vê seu parceiro de vida, 10 anos juntos, 8 anos de casada, te abandonando dessa forma, se você não se valoriza, se você não entende, compreende o quão grande você é, você morre. Muita gente não resiste”, afirmou a cantora.
Pausa na carreira para tratamento do câncer
Preta Gil fala sobre tratamento de câncer no intestino
Reprodução/TV Globo
Após 21 anos de estrada, Preta Gil precisou realizar uma pausa nos shows para o tratamento do câncer.
Repórter: Como é que foi para você ficar parada?
“Eu quando recebi o diagnóstico, na minha cabeça iria ser um tratamento de 3 meses, 4 meses. E aí quando estava ali no terceiro mês, o meu oncologista falou: ’acho que é melhor você se preparar para 1 ano sabático. Só se cuidando’. Eu falei: oi? A gente experimentou um show. Aí volta, faz programa, grava publicidade, grava, não sei o quê. E eu falhei com sucesso. Então uma coisa todo mundo já sabe, meu corpo realmente mudou”.
Retorno aos palcos
12840080
Depois quase dois meses sem fazer show, Preta Gil voltou aos palcos para a alegria dos fãs. O Profissão Repórter acompanhou como foi esse retorno. Veja no vídeo acima.
“Foi muito bom. Sabe quando você vai no susto assim e aí chega aquela multidão de gente?”.
Preta havia precisado cancelar toda a sua agenda depois de descobrir uma infeção bacteriana no rim. Em junho desse ano, a cantora precisou ficar quatro dias internada para tratar a doença.
“Voltei no tronco, mas é no tranco do amor”
O perfil do público que acompanha o show de Preta é muito diverso, com senhoras, crianças.
Repórter: Como você acha que consegue atravessar essas gerações?
“Acho que é porque eu não me coloco em rótulo. Eu não me coloco em caixinha. Sou avó, eu sou mãe, eu sou filha e eu me sinto viva. É exatamente isso. Assim eu sobrevivi. Para daqui, para estar trabalhando, para estar na estrada”
50 anos
12840093
O Profissão Repórter acompanhou Preta Gil em sua festa em comemoração aos 50 anos de vida.
Repórter: Como você está se sentindo?
“Posso arriscar dizer que é o momento mais feliz da minha vida. Por mil motivos, mas, primeiro, por eu ter saúde física, mental, espiritual. Me sinto equilibrada nesses três pilares que são importantes para mim. Eu não sou perfeita. Ainda tenho muitas questões para resolver dentro de mim. Estou ainda passando por uma remissão de um câncer, tem ainda sequelas que eu tenho que lidar no meu dia a dia, mas isso são coisas que a gente consegue driblar ou a gente consegue viver, encarar. Tem dias que está mais pesado, tem dias que está mais leve e hoje está muito prazeroso. Eu estou conseguindo sentir uma transformação mesmo”.
Preta ainda reforça acreditar ser necessário descontruir algumas ideias sobre o que é chegar aos 50 anos:
“Quando eu era criança, eu pensava: quando eu chegar nos 50 vou estar velha, sem energia.. E não é verdade. A gente tem que desmistificar e desconstruir muitas coisas. A gente chegou em 50 com muitas transformações. Sim, o nosso corpo está passando por mudanças, do mesmo jeito que a gente passa quando está na puberdade e quando a mulher menstrua. A menopausa faz parte da nossa natureza. 50 anos é uma idade linda. Eu estou no auge da minha vitalidade, do meu amor próprio, do meu amor pelos outros. Então assim, gente, cheguem aos 50 felizes, porque é muito bom”.
Festa
12840095
Já na festa de Preta, o Profissão Repórter pode acompanhar os bastidores do aniversário da cantora. A reportagem conversou com Malu Barbosa, empresária e melhor amiga de Preta.
“É uma realização. 50 anos, na verdade, a gente não tem apego ao número redondo. É mais pelo momento, a gente renascendo. É um começo”, afirma Malu.
“Um ano atrás, a gente estava na cama de um hospital. Hoje é de fato uma festa de celebração da cura de tudo isso, dessa luta que a gente traçou hoje, que a gente batalhou juntas. Porque eu não lutei só.”
Repórter: quem faz aniversário tem um pedido, qual é o seu?
“Saúde, só isso, o resto a gente vai conquistando, a gente vai agregando, eu só preciso de saúde”.
Profissão Repórter mostra os bastidores da festa de 50 anos de Preta Gil
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.