Pescador salva boto encalhado pela seca no Rio Madeira, no Amazonas; VÍDEO


Animal foi encontrado por pescadores nas proximidades do rio Madeira. Em 2023, mais de 100 botos morreram durante a seca histórica no estado. Em meio a seca, boto encalha às margens de rio e é resgatado por ribeirinho no Amazonas
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem resgata um boto que ficou encalhado às margens do rio Madeira, em uma comunidade do município de Humaitá, no interior do Amazonas, devido a seca que atinge a região. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Nas imagens é possível ver o homem carregando o animal. Ele caminha rapidamente até a margem do rio, com o boto no colo, e devolve o animal para a água.
Ao longo da travessia, a gravação mostra uma grande parte do rio com ilhas de areia, que ficam evidentes com a descida das águas.
Ao g1, uma familiar do homem que aparece no registro contou que o local está com o nível do rio muito baixo. Com isso, eles saíram para pescar na última semana, quando viram o boto que estava fora da água e decidiram ajudar o animal, como mostra o registro.
LEIA TAMBÉM
Rio Negro desce mais de um metro nos 10 primeiros dias de agosto em Manaus
Seca atrasa entrega de oxigênio e medicamentos em hospital no interior do AM
Seca causou morte de mais de 170 botos em 2023
Em 2023, mais de 170 botos morreram durante a seca histórica que aconteceu no estado. Para este ano, a seca no Amazonas deve se intensificar, estimam as autoridades.
Na ocasião, desde 23 de setembro até o fim de outubro, foram registradas 155 carcaças de botos-cor-de-rosa e tucuxis no Lago Tefé e 23 no do município vizinho, segundo a oceanógrafa Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
Mais de 170 botos foram encontrados mortos em dois lagos do Amazonas.
WWF
Segundo a ONG WWF-Brasil, as mortes foram registradas devido a seca dos rios do estado e altas temperaturas registradas.
Emergência Ambiental
A seca dos rios no Amazonas em 2024 já afetou 255 mil pessoas e 20 municípios decretaram situação de emergência, segundo o boletim com informações sobre a estiagem divulgado pelo governo estadual, nesta sexta-feira (16). Cerca de 63,5 mil famílias já sofrem os impactos da seca.
Tefé, no interior do Amazonas, decreta situação de emergência devido à seca
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.